O Espírito Santo registrou 958 novos casos de Covid 19 em menos de uma semana até esta quinta-feira (26). A informação do subsecretário de Vigilância em Saúde Luiz Carlos Reblin, em entrevista a uma emissora de rádio.
Segundo ele, é a quinta semana consecutiva que o Estado apresenta aumento no número de novos casos, que saltaram de 322 para 1.706 na semana passada.
A comparação é em relação à semana epidemiológica (SE) 16, que teve a maior queda na curva de registros, com a SE 21, que vai até sábado (28).
Reblin destaca que há cinco semanas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está verificando o aumento de casos, mesmo com a taxa de transmissão estando abaixo de 1. “Esse aumento não reflete em uma alta nas internações e nem nos óbitos”, frisou o subsecretário.
Em função desse crescimento, destaca Reblin, a recomendação da Sesa é o uso de máscaras, especialmente entre os mais vulneráveis por causa de comorbidades, que estão sujeitas às infeccções mais graves.
Reblin destacou que mesmo com o crescimento dos casos, a Sesa não prevê o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras.
Em sua entrevista, o subscretário ressaltou ainda que estamos em um período sazonal para doenças respiratórias, quando há o aumento da transmissão de vírus e bactérias que levam à estas doenças.
Pontua ainda que o aumento de casos de covid está acontecendo em todo o país. Mas afirma que o número é muito menor que os aumentos anteriores.
O secretário Nésio Fernandes, em coletiva de imprensa no dia 17, reforçou a importância de manter o esquema vacinal completo.
Segundo Fernandes, o Estado tem mais de 1 milhão de pessoas aptas a receberem as vacinas em atraso, o que pode representar um risco muito grande para o agravamento e aumento dos casos.