qui 19/junho/2025 12:53
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Casos de síndromes gripais e respiratórias graves aumentam no Espírito Santo

Estado registra crescimento de SG e SRAG entre as semanas 18 e 20. Idosos concentram maior parte dos óbitos por Influenza (gripe). Sesa reforça alerta e vacinação.
Foto ilustrativa: Freepik

Dados das semanas epidemiológicas 18 a 20, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), apontam um aumento expressivo nos casos de Síndromes Gripais (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Espírito Santo, em comparação com semanas anteriores.

O cenário coincide com o período de pico de sazonalidade dos vírus respiratórios, o que reforça a necessidade de ampliação das medidas preventivas, sobretudo a vacinação contra a gripe.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, o aumento dos casos segue o padrão de sazonalidade já esperado para esta época do ano, com maior circulação de vírus como Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

“Já iniciamos o pico de sazonalidade dos vírus respiratórios. A Sesa tem orientado os municípios a reforçar os alertas à população, especialmente quanto à importância da vacinação como principal estratégia para evitar agravamentos”, destacou.

Crescimento de notificações e avanço da Influenza

Entre os dias 30 de março e 19 de abril (SE 14 a 16), as unidades sentinelas notificaram 40 casos de SG. Já entre 27 de abril e 10 de maio (SE 18 a 20), esse número subiu para 57 casos — um aumento de 42%.

Essas notificações são realizadas exclusivamente por amostragem em unidades de referência e têm como objetivo monitorar a circulação dos vírus respiratórios.

Paralelamente, o número de casos de SRAG também apresentou crescimento, principalmente os associados à Influenza. Dados do sistema InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apontam que o Estado, antes com tendência de queda ou estabilização, entrou em nova curva de crescimento das SRAGs.

“A SRAG pode evoluir de forma grave e levar à morte. Trata-se de uma infecção respiratória que compromete os alvéolos pulmonares e dificulta severamente a respiração”, explicou Mariana Ribeiro Macedo, médica da Vigilância da Influenza e Meningites da Sesa.

Idosos concentram maioria dos casos e óbitos

Até a SE 16 (19 de abril), o Estado havia registrado 250 casos de SRAG por vírus respiratórios. Nas semanas 18 a 20, o número praticamente dobrou, somando mais 272 casos. No total, o Espírito Santo já contabiliza 522 casos em 2025.

Entre os casos atribuídos exclusivamente à Influenza, foram registradas 148 notificações até a SE 20, com 26 óbitos confirmados.

Desses, cerca de 70% (18 óbitos) ocorreram em pessoas com mais de 60 anos — grupo considerado prioritário para a vacinação contra a gripe. Os idosos também representam 90 dos 148 casos de SRAG por Influenza registrados no Estado.

“A baixa adesão à vacinação entre os idosos nos preocupa. É um grupo com alto risco de complicações e que deve ser protegido”, reforçou Macedo.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gripe-mulher-idosa

Secretaria de Saúde divulga número de mortos por doenças respiratórias no ES

teatro-espetaculo-debaixo-da-ponte

Casa Carmô traz espetáculo “Debaixo da Ponte” nesta sexta (20)

carteira-digital-prefeitura-cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro oferece carteira digital para servidores

atletas-junes-sebastinine-vitoria-jogos-universitarios

Atletas de Mimoso e Marataízes conquistam título inédito no basquete

centro-de-saude-paulo-pereira-gomes

Serviços essenciais vão funcionar no feriado de Corpus Christi em Cachoeiro

semus-secretaria-de-saude-cachoeiro

Semus fecha mais cedo nesta quarta (18) para dedetização do prédio

sitesci-desconto-sindical2-

Saúde: trabalhadores denunciam e sindicato se defende de acusações

tatuagem-caes-gatos

Agora é lei nacional: fazer tatuagem ou colocar piercing em cães e gatos é crime

Leia mais