O número de casos de síndromes gripais aumentaram em Cachoeiro. Até a última terça-feira (17), o Pronto Atendimento do Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes” (PPG), em Cachoeiro, registrou 612 atendimentos. O número já está próximo do registrado durante todo o mês de abril – 641 notificações.
Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) divulgou algumas orientações para que a população se proteja contra essas doenças.
De acordo com a pasta, o período exige um maior cuidado com os grupos etários mais vulneráveis, como idosos e crianças.
A orientação é beber bastante água, higienizar as mãos com frequência e permanecer agasalhado quando em exposição ao frio. Além disso, também é importante evitar, quando possível, locais fechados e com grande circulação de pessoas.
Em caso de manifestação de sinais dessas doenças, a Semus orienta que os pacientes com sintomas leves, como coriza, garganta irritada ou febre baixa, procurem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas de suas residências, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Para casos mais graves, como febre alta e dificuldade para respirar, a orientação é se dirigir aos pronto atendimentos, como a UPA 24h (Marbrasa) e o PPG, que são as referências nesses casos.
O secretário de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, destaca que é importante que os pacientes se atentem à gravidade dos sintomas.
“Em casos de baixa complexidade, a orientação é buscar atendimento em uma das Unidades Básicas de Saúde do município, para evitar a sobrecarga das unidades de pronto atendimento, que prestam serviços de urgência e emergência”, ressalta
Outra orientação importante é buscar o imunizante contra a gripe (influenza), o que pode ser feito nas UBS do município com salas de vacinação e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro de Saúde), das 8h às 15h.
Uma dica importante é ficar atento aos mutirões e pontos de vacinação itinerantes, que são divulgados com antecedência no site da Prefeitura (https://www.cachoeiro.es.gov.br) e em suas redes sociais.
A vacina contra gripe, atualmente, é destinada para: idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com deficiência permanentes; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; membros das forças de segurança, salvamento e armadas; trabalhadores portuários.
“A vacina contra gripe auxilia na redução de complicações das doenças nos grupos mais vulneráveis. Os idosos, em especial, possuem o sistema imunológico mais fragilizado, o que contribui para o agravamento da doença em alguns casos”, completa o secretário.
SAIBA MAIS
Unidades com sala de vacinação
UBS Aquidaban
UBS Aeroporto
UBS IBC
UBS Novo Parque
UBS Abelardo Machado
UBS Gilson Carone
UBS Village da Luz
UBS Amaral
UBS Alto União
UBS São Luiz Gonzaga
UBS BNH de Baixo
UBS BNH de Cima
UBS Zumbi
UBS Paraíso
UBS Coramara
UBS Nossa Senhora Aparecida
UBS Elpídio Volpini
UBS Otton Marins
Interior
UBS Soturno
UBS Burarama
UBS Pacotuba
UBS Córrego dos Monos
UBS Itaoca
UBS Conduru
Após o falecimento de um papa, a Igreja fica em estado de Sede Vacante e…
O Papa Francisco, com sua característica humildade e devoção mariana, deixou registrado em testamento um…
A morte do Papa Francisco, aos 88 anos, vítima de uma pneumonia bilateral, foi oficialmente…
O Governador Renato Casagrande decretou luto oficial por três dias no Espírito Santo. Em suas…
O município de Guarapari, através da secretaria municipal de Turismo, realizou uma pesquisa direta com…
Os estudantes interessados em concorrer às vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil…
This website uses cookies.