sex 11/julho/2025 12:57
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Casos positivos de Covid-19 em Cachoeiro cresceram em 10 meses, totalizando 1.169 em 2023

Vacinação e medidas de prevenção são essenciais para frear a circulação da doença Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), alerta a população para o aumento do número de casos de Covid-19 e recomenda reforçar as medidas de prevenção contra a doença.

Seguindo a tendência observada no estado do Espírito Santo, o número de casos positivos de Covid-19 em Cachoeiro cresceu nos últimos meses, totalizando 1.169 incidências confirmadas entre janeiro e outubro.

Frente a esse cenário, a Semus ressalta a importância da vacinação para o controle da doença. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu”.

Outra recomendação é se atentar aos sintomas e, em caso de febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta e coriza (sinais das síndromes gripais, em geral), ir a uma unidade básica de saúde ou de pronto atendimento.

Por orientação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o teste atualmente oferecido é o RT-PCR, considerado padrão ouro no Sistema Único de Saúde (SUS) por apresentar alta especificidade (acima de 95%), isso significa que o teste é capaz de identificar pessoas doentes entre aquelas com sintomas suspeitos para a doença investigada. O resultado é disponibilizado em até 24h.

Também é importante reforçar cuidados preventivos, como evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão frequentemente, usar álcool 70% nas mãos e usar máscaras em locais fechados, principalmente se estiver com sintomas.

É recomendado, ainda, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, manter ambientes ventilados e limpos, e isolar pessoas com diagnóstico positivo de covid-19 entre 5 e 7 dias – ou até o desaparecimento dos sintomas.

“Embora estejamos vivenciando um aumento do número de casos de Covid-19, não se trata de uma nova onda da doença. E para que este cenário seja controlado e a situação não se agrave, é imprescindível que a população busque o imunizante e fique atenta aos possíveis sinais da doença”, destaca Alex Wingler, secretário municipal de Saúde de cachoeiro.

Ações de vacinação

Para facilitar o acesso dos cidadãos ao imunizante contra a Covid-19 e outras doenças, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro realiza, regularmente, ações itinerantes de vacinação.

A mais recente delas, no último fim de semana, mobilizou 50 servidores em quatro pontos de imunização, em que foram aplicadas 643 doses.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
floresta

Tecnologia ajuda ES a combater desmatamento com mais rapidez

mega-sena3

Prêmio da Mega-Sena acumula e vai a R$ 38 milhões

apreensao-armas-castelo-10-07-25-

Três armas são apreendidas em residência na zona rural de Castelo

acidente-fatal-animal-pista-jeronimo-monteiro-09-07-25

Vaca na pista provoca acidente e morte de motociclista em Jerônimo Monteiro

guarda-municipal-recuperacao-veiculo-roubado-09-07-2025-

Homem é preso com carro roubado após alerta do cerco eletrônico em Cachoeiro

reuniao-cesan-prefeitura-distrito-industrial-pacotuba-

Diretores da Cesan conhecem projeto da Cidade Industrial de Pacotuba

reuniao-sesp-orgaos-ambientais-09-07-2025-

Órgãos se unem para proteger o litoral capixaba de crimes ambientais

nova-empresa-limpeza-urbana-cta-

Cachoeiro tem nova empresa de limpeza urbana

Leia mais
plugins premium WordPress