A Central Única das Favelas (Cufa) Cachoeiro está fazendo o pré-cadastro de famílias no bairro Zumbi para receberem uma recarga de botija de gás a cada 50 dias.
A ação é desenvolvida a partir da central nacional, em parceria com a Petrobrás, e está acontecendo no Brasil Inteiro, esclarece Gabriel Costa Nadipeh, presidente da entidade no Estado.
“No Espírito Santo1500 famílias serão atendidas em cinco ciclos. Cada beneficiado terá acesso ao site com login e senha e poderá acompanhar o dia que essa botija de gás foi retirada da Central. É tudo muito bem organizado para que haja transparência tanto para as famílias quanto para o doador”, enfatiza.
No sul do Estado, o cadastramento está sendo feito em Cachoeiro e Alegre. Está sendo realizado também em São Mateus e na Grande Vitória.
Andressa Teixeira, representante da Cufa em Cachoeiro, diz que após o cadastramento para o vale gás, as famílias contempladas receberão um voucher que dará direito a cinco recargas de gás de cozinha.
Entre os critérios para ser beneficiado pela ação, o número de filhos e a quantidade de pessoas na residência, quantos estão desempregados ou subempregrados, entre outras informações que comprovem a vulnerabilidade.
“A gente prioriza aquelas famílias em situações mais difíceis. Infelizmente umas são bem mais vulneráveis que as outras”, enfatiza Andressa.
Em Alegre, o bairros atendidos são o Querosene, Antônio lemos Júnior, Boa Fé e Vila Alta. Adriana de Souza Anselmo Amorim, representante da Cufa no município, destaca que já está finalizando o pré-cadastro.
“Na próxima fase os cadastrados terão que entrar na plataforma e preencher com os dados que faltam. Quem não tiver acesso à internet ou não souber usar a plataforma terá apoio”, esclarece.