A Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa-Es) lança nesta terça-feira (8), Dia internacional da Mulher, o projeto “Mais Elas” em alguns municípios da Grande Vitória.
A Cufa tem realizado vários trabalhos com pessoas em situação de vulnerabilidade, ação que aumentou durante a pandemia, e o Mais Elas é mais uma iniciativa que visa o fortalecimento e valorização das mulheres e o empoderamento feminino.
No dia 12, sábado, a partir das 9h, serão realizadas ações em Cachoeiro, no Alto Eucalipto, já a partir do projeto Mais Elas, em que serão realizadas várias atividades, todas voltadas à melhora da autoestima feminina.
O tema é “Mulheres Empoderadas empoderando outras”, esclarece Andressa Teixeira, representante da Cufa em Cachoeiro.
Haverá ações de cuidados pessoais como maquiagem, unha em gel, corte de cabelo, design de sobrancelhas e distribuição de kits de higiene pessoal e sorteio de brindes, tudo a partir de doação de pessoas que apoiam o projeto, destaca Andressa.
O que é o projeto Mais Elas
Ele tem como objetivo levar as mulheres, especialmente as periféricas e negras, a entenderem que são capazes de ocupar qualquer lugar sem medo.
“Somos capazes e potência e queremos que as mulheres, que por muitas vezes se desdobram para garantir seu pão de cada dia, sejam vistas como protagonistas de suas histórias, destaca uma das coordenadoras do projeto, a advogada Hellen Tiburcio.
“Foram atendidas mais de 45 mil famílias capixabas em mais de 17 municípios do Estado, atendendo mais de 140 favelas, principalmente com a entrega de cestas básicas”, enfatiza Hellen Tiburcio.
A Cufa promove palestras sobre saúde e outros assuntos pertinentes à melhoria da qualidade de vida das mulheres.