Foto: Márcia Leal

Cerca de 300 agentes de saúde serão capacitados pela BRK Ambiental

Cerca de 300 agentes de saúde serão capacitados pela BRK Ambiental
Anete Lacerda

A BRK Ambiental capacitará a partir desta terça-feira (28) até sexta (1º de outubro) cerca de 300 agentes comunitários de saúde de Cachoeiro a partir do Programa de Responsabilidade Socioambiental da concessionária. Os participantes serão divididos em quatro turmas.

A qualificação será ministrada pela analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK em Cachoeiro, Micheline Bernabé e pelo biólogo Paulo Roberto Arantes no auditório Professor David Alberto Lóss, no bairro Ferroviários, das 13h às 16 horas.

Micheline explica que o objetivo é sensibilizar os agentes de saúde do município sobre a importância do sistema de saneamento básico e sua relação com o meio ambiente e a saúde pública.

A analista destaca que o tratamento da água e a coleta, tratamento e destinação final do esgoto são fundamentais para a qualidade de vida da população, pois previnem doenças de veiculação hídrica e auxiliam na redução das taxas de internação e dos custos com saúde pública.

“Nesta capacitação, iremos falar sobre como funcionam os sistemas de água e esgoto do município e a relação com a saúde, alertando também para a importância do descarte correto de resíduos e indicando as principais doenças de veiculação hídrica”, afirma.

Micheline Bernabé fala de importância da qualificação desses servidores por trabalharem em contato direto com a população e serem multiplicadores essenciais de conhecimentos sobre temas relevantes, como a importância do saneamento para a saúde pública.

Ela enfatiza também que no dia a dia esses profissionais já orientam as comunidades e que esta capacitação irá contribuir para que mantenham este trabalho voltado a informar, orientar e mobilizar os moradores.

“Tudo para que estejam em alerta aos riscos e desenvolvam medidas simples de prevenção e proteção à saúde e ao meio ambiente”, conclui Micheline.

Como medida de prevenção à Covid-19 haverá a adoção de medidas preventivas como o controle do distanciamento entre as pessoas, o uso obrigatório de máscara e a disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos.

Ultimas Notícias