Três veículos roubados apreendidos e uma pessoa presa por ameaça e porte ilegal de armas em pouco menos de um mês. Esse é o balanço parcial do funcionamento das 80 câmeras de videomonitoramento instaladas no balneário de Marataízes, no Litoral Sul do Estado.
Desse total, 24 câmeras estão interligadas a uma central que fotografa as placas de todos os carros que transitam pela cidade e verifica as condições de cada veículo. Em caso de registro de roubo ou furto, a Guarda Municipal é acionada e o carro interceptado.
Foi o que aconteceu com um homem que, após uma ocorrência de trânsito, ameaçou uma mulher com uma arma no Centro da cidade. Tudo foi registrado pelas câmeras e, como o carro tinha registro de roubo, o motorista foi localizado e preso minutos depois.
Duas motocicletas e um veículo com restrição de roubo também foram recuperados depois de passarem pelo cerco eletrônico. Todos foram recolhidos ao pátio da Polícia Militar e estão à disposição dos proprietários.
Quem for vítima de roubo também pode fazer o registro da placa e características do veículo. Assim que o carro for localizado, o proprietário é acionado e o carro devolvido. Ao todo 80 guardas municipais e 22 viaturas estão de plantão para garantir a segurança de moradores e turistas no Verão de Marataízes.
Para o secretário de Segurança da cidade, Anderson Gouveia, o balneário vem recebendo a cada ano um número maior de turistas, o que implica na necessidade de reforço do patrulhamento e de medidas que reforcem a tranquilidade do visitante.
“Devemos receber 200 mil turistas neste verão. Estamos apostando no monitoramento eletrônico para dar mais segurança a todos”, reforça Gouveia.