Geral

Chuvas perdem força no início da semana, mas sul do ES ainda exige atenção

Depois de um final de semana marcado por instabilidades e acumulados significativos de chuva, o sul do Espírito Santo começa a semana com previsão de melhora no tempo. De acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual desta segunda-feira (7), a tendência é de diminuição das chuvas nos próximos dias. No entanto, o solo ainda encharcado e o nível elevado de rios mantêm a população em alerta, especialmente em áreas mais vulneráveis.

No final de semana, diversos municípios enfrentaram volumes expressivos de chuva.. Muniz Freire foi o que registrou o maior acumulado no estado nas últimas 24 horas, com 107 milímetros. Em Cachoeiro de Itapemirim, choveu 8,45 mm, mas o município recebeu novo volume significativo na noite de domingo, totalizando 54 mm nas últimas horas, o que elevou o nível do rio Itapemirim em um metro acima do normal.

Em Alegre, 47 pessoas de 25 famílias ficaram desalojadas devido aos alagamentos provocados pela chuva. Castelo também registrou Castelo também registrou impactos severos da chuva, e os danos ainda estão sendo levantados pelas equipes municipais. Em Mimoso, a Defesa Civil Municipal também retirou algumas famílias na região de Belo Monte, quando o córrego transbordou e resultou na emissão de um alerta. Nenhuma dessas pessoas corre perigo.

A Defesa Civil Estadual divulgou alertas de risco moderado para Muniz Freire, São José do Calçado, Rio Novo do Sul e Iúna, além de alerta hidrológico para Castelo, Cachoeiro de Itapemirim e Muniz Freire.

As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Os alertas meteorológicos do fim de semana também indicaram perigo potencial de tempestades de raios, rajadas de vento e chuvas intensas em boa parte do sul capixaba, principalmente nas regiões do Caparaó e da Serra. Mesmo com o recuo das chuvas nesta segunda-feira, a orientação da Defesa Civil é que os moradores sigam atentos, principalmente em locais com histórico de deslizamentos ou enchentes.

A previsão do tempo para os próximos dias aponta para uma redução gradual das chuvas e temperaturas mais amenas no sul do estado. Em Cachoeiro de Itapemirim, por exemplo, a máxima não deve passar dos 27°C, com mínima de 19°C. Em Muniz Freire, os termômetros devem variar entre 16°C e 23°C. 

A Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco. Para receber alertas, basta enviar o CEP da residência para o número 40199. Em caso de emergência, os moradores devem acionar o 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).

Patrícia Monteiro

Recent Posts

Como a peônia pode transformar qualquer arranjo floral

A peônia destaca qualquer arranjo floral com sua beleza escultural e perfume. Aprenda como usar…

21 horas ago

100 dias de Toninho Bitencourt: “Focamos em colocar a casa em ordem”

Completados os primeiros 100 dias do novo mandato à frente da Prefeitura de Marataízes, o…

21 horas ago

Anchieta realiza mil consultas oftalmológicas para zerar fila de espera

O município de Anchieta vai realizar mil consultas de oftalmologia que serão agendadas ainda no…

2 dias ago

Voo livre: Castelo recebe três eventos em uma semana na rampa de Ubá

A cidade de Castelo, conhecida por sua beleza natural e condições ideais para o voo…

2 dias ago

Conheça as melhores espécies de jasmim para o seu jardim

Conheça as melhores espécies de jasmim para o seu jardim e saiba como escolher a…

2 dias ago

Municípios receberão 73 médicos para formação em Saúde da Família

Os municípios capixabas vão receber, até o início de maio, 73 médicos para a formação…

2 dias ago

This website uses cookies.