Após alcançar a divisa do México com os Estados Unidos, o ciclista-romeiro Antônio Rogério do Nascimento, 41 anos, o Neguinho do Asfalto, chegou a Cachoeiro de Itapemirim na sua bicicleta determinado a cumprir uma promessa que fez à Nossa Senhora Aparecida quando ainda era adolescente.
Ele disse que saiu de casa aos 14 anos, no dia 1º de fevereiro de 1991 e nesses quase 28 anos já pedalou 485.796 km e percorreu todos os estados do país, alguns mais de uma vez, além de 29 países.
Neguinho do Asfalto explica que nasceu com uma deficiência visual e uma paralisia que o limitavam. Ficou órfão e morou num hospital de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, até os dez anos, onde passou por uma cirurgia na córnea e por vários outros procedimentos cirúrgicos.
Após enxergar e andar, deu início à sua romaria numa bicicleta. “Eu fiz uma promessa a Nossa Senhora Aparecida que se enxergasse e andasse, percorreria o país de bicicleta por 30 anos”.
Neguinho do Asfalto, apelido que ganhou na estrada, está usando a décima bicicleta, mas perdeu a conta do número de pneus que precisou trocar, sempre com o apoio de lojistas das cidades que visita.
O ciclista pretende encerrar sua romaria no Canadá, para onde irá de avião e ficará por seis meses, após apoio do Ministério dos Esportes.
O ciclista romeiro conta que está escrevendo o livro Vida de Andarilho, para compartilhar a sua experiência. Diz que durante todos esses anos passou por muitas dificuldades. Às vezes tinha dinheiro, mas não havia o que comprar para comer.
“Em 2023, quando parar, pretendo fazer palestras e compartilhar o que aprendi. Pretendo abordar o uso de drogas, o desperdício de alimentos e outros assuntos que me tocaram nesses 26 anos de pedaladas”.
Antônio disse que pretende finalizar sua peregrinação no dia 7 de setembro de 2023.