Edição do Cine.ema em 2018

Cine.Ema será aberto nesta segunda (18) com palestra da jornalista Sônia Bridi

Cine.Ema será aberto nesta segunda (18) com palestra da jornalista Sônia Bridi
Cine.Ema será aberto nesta segunda (18) com palestra da jornalista Sônia Bridi
Redação Dia a Dia

Será aberta nesta segunda-feira (18) às 19h, a 7ª edição do Cine.Ema, que prossegue até o dia cinco de novembro, de forma presencial e on line e a participação é gratuita.

Serão exibidas mostras de filmes, debates sobre cinema e sustentabilidade, bate-papos online e oficinas.  A palestra de abertura será na noite desta segunda, entre 19h30 e 20h30 e os palestrantes são Sônia Bridi e Paulo Zero, com mediação da também jornalista Luanna Esteves.

O Cine.Ema é um projeto cultural nacional e multiplataforma de educação ambiental, cujo objetivo é gerar consciência através do cinema, com difusão e premiação de obras audiovisuais que reflitam sobre memória, paisagens, realidades e desafios do meio ambiente de forma sensível e criativa.

Inspirado na Pedra da Ema, ícone paisagístico e natural de Burarama e no significado universal da Ema, mãe natureza, a Mostra Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo foi realizada pela primeira vez em 2015.

Com o tema A Natureza é a nossa Escola, o evento deste ano une a Região das Montanhas Capixabas, do Frade e a Freira e de Aracruz.

Haverá Mostra Competitiva Nacional Cine-Ema, e serão apresentados trabalhos na Mostra Cine-Eminha e Mostra Paulo Freire, que prosseguem até o último dia do evento, cinco de dezembro.

Confira a programação completa da programação on line: 

21 de Outubro- 19h – 20h

Cine.Papo – seu projeto ganha o mundo
ComRamon Luz e mediação de Carol Covre
25 de Outubro – 19h às 20h

 

Cine.Papo com Realizadores da Mostra Cine.Eminha e Mostra Paulo Freire, e mediação de Lucas Schuina

 
27 de Outubro – 19h – 20h
Cine.Papo com Realizadores da Mostra Competitiva Nacional Cine.Ema, e mediação de Ursula Dart

 
Confira a programação completa das oficinas presenciais: 

Oficina de Observação de Aves 

O Frade e a Freira – de 18 a 22/10

Região de Montanhas – 25 a 29/10

Facilitador: Filipe Ventura

A oficina de fotografia e observação de aves é um dos pilares principais de educação ambiental do Cine.Ema, sendo realizada desde 2015 no distrito de Burarama e desde 2018 na Reserva Ambiental Águia Branca.

A oficina aguça os sentidos ao levar crianças para mergulhar no universo dos passarinhos em incursões de fotografia na mata. Técnicas de captação de imagens são aplicadas em meio a aulas práticas e teóricas que trabalham a percepção visual com o objetivo de fotografar diferentes espécies de pássaros nas matas do Espírito Santo.

 

Oficina de Vídeo Ambiental

O Frade e a Freira – 18 a 22/10
Região de Montanhas – 25 a 29/10
Aracruz – 03 a 05/11
Facilitadores: André Félix, Gui Castor e Iza Rosemberg

Uma câmera na mão, uma ideia na cabeça e o desejo de fazer do mundo um lugar melhor. Um dos pilares principais da etapa educativa do Cine.Ema, a oficina de vídeo ambiental estimula a criação de conteúdo audiovisual em formato documental por adolescentes de regiões que margeiam patrimônios naturais, envolvendo memória e pertencimento.

 

Oficina de Podcast

O Frade e a Freira – 18 a 22/10
Montanhas – 25 a 29/10
Aracruz – 03 a 05/11
Facilitadores: Ione Reis e Lara Toledo

Ampliando as potencialidades de etapa educativa do Cine.Ema, a oficina de podcast visa trazer aos participantes outras formas de produzir conteúdo. A partir desta oficina, os adolescentes das regiões que margeiam patrimônios naturais irão aprender técnicas para que produzam seu podcast de maneira independente, a partir de inquietações em relação aos espaços aos quais pertencem e valendo-se de ferramentas que tenham em mãos.

 

Expedição Fotográfica no Monumento Frade e a Freira

Data: 23 de outubro
Horário: 7hA expedição tem como objetivo proporcionar aos interessados em fotografia uma imersão nas paisagens naturais e na biodiversidade, com informações sobre o bioma da região, preservação ambiental e prática em fotografia de natureza. 

 

Conexão Comunidade, Cultura & Sustentabilidade – Edição Reserva Águia Branca

26/10 – 16h30

Bate-papo – Os caminhos para a produção sustentável
Os novos caminhos para a agricultura sustentável. O uso de tecnologias de práticas agrícolas para a melhoria da produtividade da terra, diminuição dos impactos no meio ambiente e cuidado com a saúde dos agricultores e dos consumidores

Local: EMEB João Domingos Fassarella – Rua Eugênio Fassarella, Alto Castelinho, Vargem Alta- ES

Convidados:
Murilo Antônio Pedroni – Senar (Serviço de Aprendizagem Rural);
Itamar Arno Tesch – Empreendedor Sustentável – Afonso Cláudio;
Margareti Klabund Tesch – Empreendedora Sustentável – Afonso Cláudio;

Mediação: Geraldo Dutra – Historiador e Educador Socioambiental

 

27/10 – 16h30

Bate-papo – Restaurando o nosso futuro. Experiências e estratégias para restauração de ecossistemas na Mata Atlântica Capixaba. O uso de sistemas agroflorestais como alternativa de recuperação dos ambientes e de sustentabilidade na produção rural.

Local: Reserva Águia Branca – Alto Castelinho, Vargem Alta – ES

Convidados:
Andressa Catharina Mendes – Gerente de Educação e Pessoas no Instituto Terra – MG;
Paulo Henrique Radaik – Engenheiro agrônomo, Agroecologista e Permacultor – ES;
Thiago Godinho – Engenheiro florestal – Reserva Natural Vale – ES;
Emerson Araújo – Empreendedor – Projeto Yçara – Santa Teresa – ES;

Mediação: Geraldo Dutra

 

28/10 – 9h30

Bate-papo – Conservação nas Montanhas Capixabas: A importância das reservas particulares para o desenvolvimento sustentável da região – PARTE 1

12h30 – Almoço Sustentável

14h –

Bate-papo – Conservação nas Montanhas Capixabas: A importância das reservas particulares para o desenvolvimento sustentável da região – PARTE 2
Troca de saberes e experiências entre gestores de Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as RPPNs. Possíveis caminhos para fortalecimento das unidades de conservação no território

Local: Reserva Águia Branca – Alto Castelinho, Vargem Alta – ES

Convidados:
Andressa Catharina Mendes – Gerente de Educação e Pessoas no Instituto Terra – MG;

Beto Mesquita – Engenheiro Florestal, Mestre em Conservação e Biodiversidade e Doutor em Ciências Ambientais e Florestais. Especialista em RPPNs

Renata Bonfim – Professora e presidente do Instituto Ambiental Reluz – Marechal Floriano – ES

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias