Fábrica de Pios. Foto: Divulgação

Cineclube de Cachoeiro exibirá filme sobre Fábrica de Pios pela internet

Cineclube de Cachoeiro exibirá filme sobre Fábrica de Pios pela internet
Redação Dia a Dia

O Cineclube Jece Valadão, de Cachoeiro de Itapemirim, exibirá, nesta quinta-feira (12), o curta-metragem “Labor”, de Thiago Moulin, que conta a história da centenária Fábrica de Pios Maurílio Coelho. A exibição acontecerá no canal do cineclube no YouTube, a partir das 19h30. Logo após, haverá um bate-papo com o músico Fábio Coelho, administrador da instituição.

“Labor” oferece um registro sensível da rotina de trabalho da Fábrica de Pios e de seu administrador, acompanhando o processo de fabricação dos pios e retratando o ambiente interno e a paisagem do entorno da instituição, que fica na Ilha da Luz.

Fundada em 1903 por Maurílio Coelho, a Fábrica de Pios de Cachoeiro é a única da América Latina especializada na fabricação de pios de aves, exportando seus produtos para diversos países. A instituição teve danos consideráveis com a enchente de janeiro deste ano no município, mas se mantém em atividade.

“Do ‘Labor’ aos dias atuais muitas águas rolaram dentro e fora da Fábrica de Pios. Recentemente, os picos da enchente e da pandemia abalaram as estruturas da mais antiga indústria do estado, mas o relógio-coração continua batendo. Hoje as pessoas me perguntam se estou dando corda, e respondo: aprendi com o afinador que tem que ser de pouco a pouco senão quebra, e o relógio de ponto não pode parar. Minha dica para assistir ao filme é: esteja com bons fones de ouvido ou caixas de som”, comenta Fábio Coelho.

Projeto

A sessão virtual desta quinta-feira faz parte do projeto “Cinema e Proteção Mútua”, focado na exibição de filmes nacionais que abordam questões relacionadas a trabalho, subjetividade e proteção social. O projeto é realizado com recursos do Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).

“Estamos buscando formas alternativas de realização das ações do cineclube em meio à pandemia. ‘Labor’ é um filme muito bonito, que dá destaque a uma instituição fundamental na história de Cachoeiro e que nos instiga a refletir sobre questões como trabalho, tradição e nossa relação com o meio ambiente”, destaca Lucas Schuina, integrante do Cineclube Jece Valadão e responsável pelo projeto.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias