Acompanhantes de pacientes que fazem hemodiálise na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim decidiram levar um pouco da alegria da festa junina ao ambiente hospitalar.
Com a ajuda de funcionários do hospital, as mulheres transformaram o ambiente sério, frio e sem cor do setor de hemodiálise em um local alegre e colorido, repleto de bandeirinhas e artigos de arraiá.
Uma das mais animadas é a agricultora Adriana Casagrande Marcolan, 50, que arrecadou enfeites para deixar o ambiente bem ao estilo rural. Até manequins enfeitados com roupas de quadrilha foram levados para o setor de hemodiálise.
Ao todo, cinco acompanhantes participaram do trabalho.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Segundo Adriana, a sugestão de enfeitar o local partiu de uma enfermeira. “Há dois anos, meu esposo faz hemodiálise três vezes por semana. Nós moramos no interior de Castelo e ele passa praticamente metade de seu tempo na hemodiálise. Para nós não foi nada, mas para os pacientes foi bom. Eles ficaram mais alegres”, comentou.
O local está enfeitado desde segunda-feira (24). Na quarta-feira (26), os pacientes tiveram um dia bem diferente, degustando algumas comidas típicas da festa, com o cardápio especial montado pela nutricionista do setor.
“A ideia foi pensada pelos acompanhantes dos pacientes e apoiada pelo setor de hemodiálise do hospital. O objetivo foi levar mais alegria e descontração para amenizar o sofrimento daqueles que estão em tratamento”, informou a assessoria de imprensa do hospital.
Atualmente, são 30 máquinas operando de segunda a sábado para atender 160 pacientes. Em 2017, a Santa Casa realizou mais de 23 mil sessões.