sex 29/março/2024 10:40
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Edézio Peterle

Clube de leitura de Venda Nova reúne leitores e escritores

redacao
Redação Dia a Dia

A “Sociedade Epicureia: Clube de Leitura Literária”, de Venda Nova do Imigrante, está com inscrições abertas para sua terceira edição. Fundado em 2019, o clube é um projeto de extensão do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) que já debateu nove obras literárias e certificou mais de 70 participantes.

A nova edição começa no próximo dia 7 de março (sábado), às 14h, no espaço da cantina do Ifes de Venda Nova. Os encontros serão uma vez ao mês.

Em 2019, o clube reuniu leitores dos municípios de Venda Nova, Conceição do Castelo, Vargem Alta e Brejetuba. A iniciativa tem o objetivo de fomentar o gosto pela leitura literária além de promover um encontro acolhedor e um diálogo descontraído.

Clique aqui para se inscrever

O professor e escritor Paulo Sodré participou de um dos encontros do clube, em que interagiu com os participantes sobre o seu livro “Uma leitura na chuva”. Este ano, está prevista a participação do escritor Francisco Grijó.

Foto: Edézio Peterle

O professor e doutor em Literatura, Rafael do Carmo, que coordena o projeto, salienta os resultados obtidos.

“O ganho real do projeto vem no que poderíamos chamar de acúmulo de capital cultural, educação da sensibilidade e crescimento humano de forma geral. Isso porque cada uma das obras lidas proporcionou ao grupo uma representação, dotada da sensibilidade artística, de temas caros às nossas experiências humanas e sociais, tais como as fronteiras entre a razão e a loucura, o poder destrutivo da cobiça e dos ciúmes, os estereótipos associados ao masculino e ao feminino, homoafetividade, violência e segurança pública etc., tudo isso num clima amigável de troca de experiências e pontos de vista”, conta Rafael.

Encontro de gerações

Ainda segundo o coordenador, o projeto proporciona um encontro de gerações em torno da leitura.

“Temos aprendido, com nosso clube de leitura, os grandes benefícios advindos da leitura socializada e temos visto o quanto esta pode ser uma prática agregadora, potencializando inclusive o encontro e o diálogo entre diferentes gerações (entre os participantes da Sociedade Epicureia há quem não tenha duas décadas completas de vida, lado a lado com os que têm três, quatro, cinco…)”, completa.

Um dos participantes, o universitário Ozeias Real, mora em Conceição do Castelo e gasta cerca de 1h30 de sua casa até o clube, mas a satisfação de participar do projeto torna a distância um mero detalhe.

“Para mim, as tardes de sábado, dedicadas aos debates, se tornaram divertidas e interessantes. De pequenos leitores até os mais ávidos por leitura, o clube é um lugar onde a imaginação se faz presente. Onde ler é uma paixão comum. Um clube de leitura bem pertinho de casa é massa! Contribui muito para mim”, relata Ozeias.

Leitura prévia

Após a leitura prévia da obra escolhida, os membros do clube se reúnem e trocam suas experiências e impressões sobre o livro. O momento ocorre em formato de café literário, proporcionando um ambiente leve, descontraído e de integração.

Nesta edição, o primeiro livro a ser discutido será “Vamos aquecer o sol”, de José Mauro de Vasconcelos. As demais obras englobam literatura capixaba, brasileira e estrangeira.
Ao final do projeto, os participantes receberão o certificado.

Obras que serão lidas

• “Vamos aquecer o sol”, de José Mauro de Vasconcelos;
• “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury;
• “Fama Volat”, de Francisco Grijó;
• “A hora da estrela”, de Clarice Lispector;
• “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Márquez.

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais