ter 25/março/2025 03:22
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Twitter/CBF

Clubes, Fifa e jogadores prestam homenagem pelos 80 anos de Pelé

redacao
Redação Dia a Dia

O aniversário de 80 anos de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, celebrado nesta sexta-feira (23), não passou batido pelo mundo do futebol. Clubes, CBF, jogadores da atualidade e do passado e até a Fifa, entidade máxima da modalidade, prestaram homenagens ao eterno camisa 10 do Santos e da Seleção Brasileira.

O Peixe, aliás, abriu as comemorações nos primeiros minutos do “dia mais importante do futebol”, como relata a postagem no Twitter. “Uma lenda que superou todos os limites e se tornou o principal nome do esporte. Vida longa ao nosso Rei!”, completa a publicação do clube.

Outros times brasileiros também prestaram homenagens a Pelé. O Fluminense, por exemplo, lembrou a vez que o Rei vestiu a camisa do clube em um amistoso na Nigéria. Corinthians – afirmando que o Timão era a equipe de infância do Atleta do Século no futebol de botão – e São Paulo, rivais históricos do Santos, também publicaram mensagens.

O perfil da Copa do Mundo da Fifa fez reverência a Pelé em diferentes publicações. A entidade recorda fotos antigas, divulga um vídeo com vários depoimentos atuais e históricos de ex-jogadores e personalidades e reforça o posto histórico do brasileiro, com uma imagem em que ele festeja o tricampeonato mundial de 1970, acompanhada pela frase: “Quando você tem 80 anos e ainda é o rei”.

Em outra postagem da Fifa, um vídeo compila lances de Pelé e mensagens da atacante Marta, do técnico alemão Jurgen Klopp – que aparece cantando parabéns, em inglês – e de ex-jogadores como os alemães Bastian Schweinsteiger e Franz Beckenbauer e os brasileiros Cafu e Pepe. Este último, amigo e parceiro do Rei no Santos, resume: “Ele é de outro planeta”.

As redes sociais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também recordaram os 80 anos de Pelé em uma série de postagens com vídeos de ex-jogadores como Sissi, antiga camisa 10 da seleção feminina, Pepe e Ronaldo Fenômeno prestando homenagens ao Rei. A entidade publicou ainda uma animação do icônico gol marcado na final da Copa de 1958, em que Pelé dá um chapéu em um marcador da Suécia, antes de finalizar.

A data ainda foi lembrada por ídolos do futebol nacional, como o ex-atacante Romário e os ex-meias Rivaldo e Kaká. No exterior, o ex-goleiro alemão Oliver Kahn, o camaronês Samuel Eto’o e o ex-atacante inglês Michael Owen, além de clubes como a italiana Roma e o alemão Eintracht Frankfurt – que recordou o dia em que sofreu quatro gols de Pelé – também deixaram registradas homenagens.

Homenagem da Fifa

Entre as homenagens da Fifa ao Rei do Futebol figuram fotos, vídeos, números do ex- atacante, depoimentos de jogadores e de celebridades internacionais, como o líder da banda Rolling Stones, Mick Jagger, e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.

As redes sociais da entidade também prestaram homenagens a Pelé. “Obrigado por tudo e tenha um lindo aniversário de 80 anos”, diz uma postagem.

Três Copas do Mundo

Em outra mensagem, a Fifa disse que nenhuma ação vai fazer justiça ao legado do craque. Durante a sua carreira, Pelé ganhou três Copas do Mundo (58, 62 e 70), duas Libertadores, seis Campeonatos Brasileiros e foi escolhido sete vezes o melhor jogador do mundo pela revista France Football. Ele ainda foi eleito o melhor jogador do século XX pela Fifa.

“Pelé, nenhuma palavra vai fazer justiça a você, mas o material publicado aqui, e o desejo de tantas lendas do futebol, por todo o mundo, que reservaram um tempo nestes momentos difíceis para te homenagear, talvez isso seja o que melhor para ilustrar a incalculPeléável importância que você tem para o futebol”, disse a Fifa.

Reconhecimento mundial

A entidade afirmou ainda que não tem como mensurar o que ex-artilheiro do Santos fez pelo futebol dentro e fora de campo.

“Há uns poucos nomes que são conhecidos no mundo todo. Isso inclui algumas figuras históricas, um pequeno número de ícones da música e do cinema, assim como um grupo exclusivo de esportistas, sendo Pelé um deles, de forma inquestionável. Não importa a geração, o país ou a origem das pessoas, todos conhecem o famoso atacante brasileiro”, disse a entidade.

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A história surpreendente por trás do nome bougainvillea

A história surpreendente por trás do nome “bougainvillea”

O Carnaval de Piúma continua neste final de semana

Pesquisa revela que 98,3% dos turistas aprovam o ES como destino no Carnaval

Obras no bairro Nova Brasília estão próxima do fim

Governador em exercício visita obras no aniversário de 158 anos de Cachoeiro

Acordo viabiliza tratamento inovador no SUS para crianças com AME.

SUS vai oferecer tratamento inovador para crianças com AME

Ricardo Ferraço estará em Mimoso para discutir os enfrentamentos aos impactos causados pelas enchentes

Ricardo Ferraço discute avanços no enfrentamento aos impactos das chuvas em Mimoso

tênis amarelo com um fundo amarelo

A menina do tênis amarelo

mãos dadas sobre a bíblia

Domingo

Matriz de Muqui é interdidata

Igreja de Muqui é interditada após laudo técnico

Leia mais