O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) irá parcelar as taxas de serviços de habilitação com cartões de débito, ou crédito, em até 12 vezes.
O parcelamento foi instituído nesta quarta-feira (23), e o órgão está credenciando as empresas para a implantação do parcelamento dos débitos da área de Habilitação, assim como já é feito com as multas de trânsito e demais débitos dos veículos registrados no Estado.
Os interessados poderão fazer o pagamento à vista ou em parcelas mensais, com imediata regularização da situação de seus serviços de habilitação.
A aprovação e efetivação do parcelamento dos débitos libera o serviço solicitado e a respectiva emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tão logo esta informação esteja disponibilizada pela rede arrecadadora no Sistema de Habilitação do Detran|ES.
O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca que a medida leva em consideração os impactos causados pela pandemia e tem o objetivo de facilitar o pagamento dos débitos e incentivar que o cidadão regularize a situação da sua habilitação.
Givaldo frisa que foi considerado pelo Detran que a habilitação é utilizada como um instrumento de trabalho por muitos condutores, como motoristas de aplicativos, caminhoneiros, entre outros, e que por isso foi ampliada essa possibilidade para a área de Habilitação.
“Isso vai possibilitar o parcelamento das taxas do Detran para os processos como de primeira habilitação, renovação, segunda via, CNH definitiva, provas, e outros serviços. Assim, o cidadão não precisará adiar seus planos para obter a habilitação e regularizar seu documento”, disse.
O diretor do Detran lembra ainda que os encargos e eventuais diferenças de valores a serem cobrados por conta do parcelamento via cartão de crédito ficam, exclusivamente, a cargo do titular do cartão que aderir a essa modalidade de pagamento.
“O Detran|ES receberá os valores da rede arrecadadora à vista e de forma integral, sem qualquer ônus adicional para o órgão’, enfatiza Vieira.
Ele diz que é importante ressaltar que o pagamento de boleto bancário, via Documento Único de Arrecadação (DUA), como é feito atualmente continua sendo realizado normalmente, sendo o parcelamento dos débitos da habilitação e do veículo uma opção a mais para a quitação e regularização do veículo.