qui 10/julho/2025 22:46
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Espaço Cultural Casa Roxa, de Marataízes, promove inclusão através da arte e cultura

O Coletivo Casa Roxa, de Marataízes, espaço cultural que promove inclusão através da arte e cultura, conquistou em 2022 o prêmio DiversidadES, concedido pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos.

O Casa Roxa fez jus ao prêmio por despertar a conscientização para o respeito à diversidade, efetivando uma inclusão no mercado de trabalho e fortalecendo os mecanismos de equidade da região, explica o arte-educador e produtor cultural Guilherme Nascimento.

Segundo ele, a Casa Roxa produz arte e cultura, resistindo contra a desvalorização do setor e lutando contra as medidas de desmantelamento que a cultura vem sofrendo nos últimos anos.

Guilherme Nascimento é o criador também do projeto Asas da Cultura, de Itapemirim, e contribuiu no
departamento de projetos da Secretaria de Educação de Marataízes.

“As pessoas esquecem que Cultura é um direito, e que a arte é tão importante quanto saúde, segurança ou educação”, enfatiza o produtor cultural.

Guilherme destaca que o espaço cultural produziu no último mês de abril o espetáculo Zungueiras do Itapemirim, em parceria com o Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do Espírito Santo (Fepnes).

O produtor cultural conta que a apresentação foi parte do cronograma do Projeto Cultura Em Toda Parte, iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura, e gerido pelo Instituto Brasileiro de Cultura e Arte/Galpão.

O roteiro emocionou os espectadores contando a história das mulheres negras escravizadas que vendiam o “lavar roupa” para comprar a liberdade de seu povo, lutando contra a opressão do Barão de Itapemirim, figura importante que alavancou a economia capixaba, porém abertamente defensor dos contrabandistas de escravos.

Além da formação de Arte e Cultura, a Casa Roxa Cultural oferece no eixo de educação popular aulas de reforço escolar, auxílio acadêmico e cursos de capacitação profissional nas áreas de marketing criativo, fotografia, design, educação financeira e administração.

Vinícius Martins, secretário da Casa Roxa, informa que o coletivo aguarda respostas em mais de vinte propostas inscritas para execução ainda este ano nas áreas de música, teatro, dança, documentários, publicação de livros, podcasts, e muitas outras manifestações culturais.

Tudo pelo FunCultura – Fundo de Financiamento Público do Governo do Estado. Vinicius frisa que através desses editais o setor cultural será movimentado.

“Nós já fazemos isso sem recursos, pela força da nossa paixão pelas artes, mas manter um espaço com seus custos básicos é muito difícil. Fomentar recursos para espaços que evidenciem arte e cultura é muito importante. Uma conscientização cultural em nossa região é fundamental”, enfatiza.

Guilherme Nascimento diz que nas últimas semanas as novidades ficaram por conta do lançamento de um jornal comunitário e que inicialmente as edições eram semanais nas páginas oficiais do Instagram e Facebook.

“Agora são quinzenais e o público pode encontrar diversas notícias sobre artistas, eventos e novidades culturais da região”, explica.

Todo o trabalho do Casa Roxa é feito de forma voluntária pelos participantes e amigos do coletivo. A participação nas ações, voltadas a estudantes da rede pública, moradores de periferia e povos tradicionais, é gratuita.

Composto por mais de 30 artistas das mais variadas áreas das artes integradas, o coletivo não recebe nenhum tipo de recurso público fixo para seu financiamento. Todos os recursos são obtidos através de apoio comunitário.

 

Espetáculos na pandemia

Mesmo em tempos de pandemia a Casa Roxa produziu dois Espetáculos. “O Pescador e a Pérola” e “ABA – As aventuras do Abacaxi”.

O primeiro, trouxe a história dos construtores de barcos, dos pescadores e das marisqueiras do litoral sul capixaba, através de depoimentos reais transformados em coreografias, músicas, poesias e performance cênica.

Já o segundo espetáculo, voltado ao público infantil, trouxe a história das riquezas naturais de Marataízes contadas por fantoches que transmitiam ludicamente mensagens sobre sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e a apropriação do amor sobre o lugar que vivemos.

A Casa Roxa se destacou no último ano por conta da organização e produção da 1ª Semana+Visibilidade +Orgulho, voltada para o empoderamento e respeito à população LGBTQIA+ do Estado.

Este evento contou com palestras, oficinas, capacitações e apresentações artísticas, envolvendo mais de cem participantes diretos e contando com a presença de personalidades artísticas e lideranças do sul capixaba.

 

SAIBA MAIS
Espaço Cultural Casa Roxa
Rua Simões, 55, Cidade Nova, Marataízes/ES
Contatos: (28) 999773921 | [email protected] | @casaroxacultural
Diretor Geral: Guilherme de Souza Nascimento | [email protected] | @prof.guinascimento

 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
Procon de Cachoeiro divulga dicas para compras da Páscoa

Alívio no bolso: alimentos caem de preço e inflação desacelera em junho

lula-02-09-2023

Presidente Lula vai a Linhares nesta sexta (11) para início de pagamento a pescadores

motorista-volante-detran

Curso gratuito ajuda capixabas a superar o medo de dirigir

sus

SUS passa a oferecer dois novos tratamentos contra a endometriose

Exportação

Setor de rochas do Brasil se preocupa com nova tarifa dos EUA

ilha-de-trindade

Trindade: ilha capixaba recupera vegetação nativa após retirada de cabras

apreensao-drogas-guacui-09-07-2025-

Polícia Militar encontra drogas e balança durante patrulhamento em Guaçuí

detran licenciamento

Detran passa a aceitar assinatura digital na transferência de veículos

Leia mais
plugins premium WordPress