Os leitores do Jornal Dia a Dia já se acostumaram a saborear os belos textos da coluna Escritoras Cachoeirenses, assinados por talentosas mulheres que trazem suas vivências, reflexões e poesias em publicações semanais.
Em janeiro, porém, a coluna fará uma breve pausa, retornando em fevereiro com novidades. Será um período para descanso das escritoras e também na preparação das novidades.
Desde sua criação, a coluna trouxe ao público dezenas de publicações, refletindo a riqueza literária de Cachoeiro de Itapemirim e o talento das escritoras que compõem o grupo.
O projeto cresceu, estruturou-se e agora dá um passo importante ao se transformar em Coletivo Escritoras Cachoeirenses, com uma organização mais bem definida e novos projetos em andamento.
“É sempre emocionante ver a nossa trajetória, agora como Coletivo. Em menos de dois anos, o grupo cresceu, se emancipou, conquistou novos espaços e novas integrantes”, destacou Virgínia Pastore, coordenadora do núcleo de poesia do coletivo.
Gostou da matéria? 💬
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!
👉 Entrar no GrupoA coordenadora geral do coletivo, Olivia Avelar, ressalta que Cachoeiro tem uma história relevante na literatura brasileira e foi o berço cultural de autores de renome nacional. “Mas é imprescindível que esse legado seja não só uma fonte de orgulho e memória, mas sim de inspiração e ação para as escritoras contemporâneas”, disse.
Olivia complementa: “A produção literária de mulheres cachoeirenses tem florescido e o objetivo do coletivo é reunir escritoras, viabilizar publicações, dar visibilidade às suas obras e principalmente incentivar os leitores cachoeirenses a conhecerem a literatura produzida em nossa cidade.”
Com 12 integrantes atualmente, o coletivo se organiza em funções específicas. Néia Gava, por exemplo, atua como revisora, enquanto a comunicação está a cargo de Eliane Nunes.
As escritoras, além de publicarem no Jornal Dia a Dia, também escrevem para revistas literárias de destaque, como a Sarau, do Ceará, e a Vinca Literária, do Rio de Janeiro.