O único hospital que conta com banco de leite no Sul do Espírito Santo é o Evangélico em Cachoeiro de Itapemirim (HECI), e nas últimas semanas a demanda tem sido grande e o estoque está baixo para atender os 26 municípios da região, e por isso, a instituição está fazendo um apelo para doações.
“Diante da grande demanda de internações e solicitações de leite humano pasteurizado, nosso estoque se encontra insuficiente para atender a todos”, disse a enfermeira responsável pelo setor, Reneida Aparecida Carvalho Cabral.
Desde setembro de 2016, o Banco de Leite do HECI conta com uma unidade móvel, toda equipada para fazer a coleta domiciliar, o que deu maior agilidade e comodidade às doações. “Pedimos às doadoras que venham ao banco de leite ou façam contato pelo telefone: (28) 3526-6199, para que possamos agendar uma visita e fazer a coleta no conforto no lar”, pede Reneida.
Segundo ela, o leite que a mãe tira, em casa mesmo, deve ser guardado em frascos de vidro com tampa plástica e congelado por no máximo 15 dias. “Esse tipo de recipiente nós fornecemos e são ideais para esse propósito, uma vez que são de fácil limpeza e desinfecção, mantendo boa vedação e também são resistentes ao processo de esterilização”, explica.
Contudo, a mãe que preferir entregar a doação no hospital, precisa seguir à risca as recomendações de armazenamento e transporte, que deve ser feito em recipiente térmico e também tomar todos os cuidados de proteção contra o coronavírus. “A doação de leite humano se faz necessária para contribuir com o tratamento e vida de outras crianças. Além disso, estimula a produzir mais leite e favorece para que a mama não fique empedrada”, completa a enfermeira.