Começou uma das festas religiosas mais tradicionais do Espírito Santo. A Festa das Neves segue até o dia 6 de agosto reunindo fiéis de várias partes do Espírito Santo e de todo país em Presidente Kennedy.
A festividade que é realizada em homenagem à Nossa Senhora das Neves, no santuário que leva o nome da santa, conta com uma programação religiosa e show nacional da renomada cantora e compositora de música católica, Adriana Arydes.
A artista já gravou 11 CDs e possui 2 DVDs em seu repertório, além de contar com mais de 18 milhões de visualizações no YouTube. Adriana Arydes se apresenta na próxima quinta (3).
A festa é organizada pela Paróquia Nossa Senhora das Neves, com o apoio da prefeitura municipal.
Tradicionalmente, a festa atrai grande multidão. Caravanas de fiéis vem de vários pontos do país, principalmente do Norte Fluminense, movidos pela devoção à Nossa Senhora e por poder participar dos momentos de fé, reflexão e comunhão.
A festividade conta com uma série de missas e novenas diárias, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprofundar sua religiosidade e vivenciar momentos de espiritualidade.
O auge das celebrações ocorrerá no dia 5 de agosto, Dia de Nossa Senhora das Neves, com uma missa campal às 10h, seguida por uma solene procissão acompanhada pela tradicional queima de fogos.
Santuário tem mais de 300 anos
Um aspecto histórico e cultural importante da festa é a Igreja de Nossa Senhora das Neves, considerada Patrimônio Artístico e Histórico do Espírito Santo. A igreja foi construída pelo Padre José de Anchieta, com o trabalho de escravos e índios purís e botocudos.
Após um incêndio que destruiu a igreja original, uma nova igreja foi erguida em 1694, com materiais como pedra, barro, areia e óleo de baleia. A igreja tricentenária passou por um processo de restauração após sofrer danos decorrentes de uma lenda sobre um suposto tesouro escondido sob sua fundação.
A Festa das Neves é uma oportunidade não apenas para os fiéis renovarem sua devoção, mas também para os visitantes conhecerem a rica história religiosa e cultural da região.
Confira a programação completa