O governo do estado deu início neste domingo (13) à vacinação em massa da população de Viana, na faixa etária dos 18 aos 49 anos. O município capixaba participa de um teste pioneiro no país que avalia a efetividade da meia dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19.
O governador Renato Casagrande participou do Dia D da campanha “Viana Vacinada”. A meta é vacinar 35 mil pessoas, quase metade da população do município, que tem 79,9 mil habitantes.
O estudo denominado “Efetividade, Segurança e Imunogenicidade da Meia Dose da Vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) para Covid-19” combina vacinação com meia dose no público definido, além de acompanhamento da resposta imune e sequenciamento genético da Covid-19.
“É um domingo de muita alegria para Viana, para o Espírito Santo, para o Brasil e para a ciência mundial”, comemorou o governador.
Casagrande avalia que existem mais de 5 bilhões de pessoas no mundo sem vacina e, caso sejam atingidos os resultados esperados, que é a imunidade contra a Covid-19, haverá um efeito social e econômico em todo mundo.
“O Brasil deveria estar liderando a América, fornecendo vacina para os países vizinhos. A vacina hoje virou um instrumento de diplomacia mundial. O momento é de integração de todos os órgãos e de fortalecimento do SUS”, defendeu Casagrande.
Para a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross Galiano, o estudo pode ser a chave para aumentar a disponibilidade de vacinas em todo mundo.
O projeto está sendo executado por meio de parceria entre o Ministério da Saúde, Opas, Fiocruz, Hospital Universitário da Ufes, Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e Prefeitura Municipal de Viana.