Comércio em 52 cidades do Espírito Santo não abrirá mais aos sábados

Comércio em 52 cidades do Espírito Santo não abrirá mais aos sábados
Comércio em 52 cidades do Espírito Santo não abrirá mais aos sábados
Redação Dia a Dia

As cidades que estão classificadas no risco moderado do Mapa de Gestão de Risco Covid-19 do governo do Estado só poderão abrir o comércio de segunda a sexta. A decisão passa a valer a partir desta segunda-feira (1º) para 52 municípios, que terão que seguir restrição semelhante à adotada pelas lojas de rua na Grande Vitória, onde a propagação do coronavírus é classificada como alta.

O novo mapa, que vale de 1º a 7 de junho, tem 12 municípios enquadrados no risco alto, 52 em risco moderado e 14 em risco baixo. A portaria com a nova classificação será publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

A Matriz de Risco, que está em sua terceira fase, leva em consideração como critérios de classificação o Coeficiente de Incidência de casos confirmados nos municípios, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), os índices de isolamento social e de letalidade da doença, além do percentual da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco.

Em Cachoeiro, cidade que já estava no risco moderado desde a semana passada, a regra de não funcionamento do comércio aos sábados já está em vigor. Restaurantes, pizzarias, lojas de conveniência, lanchonetes, casas de lanches noturnas e similares só podem atuar aos sábados por delivery ou retirada de produtos (drive thru).

Aulas suspensas

Também foi decidida pelo governo do Estado a prorrogação do prazo de suspensão das atividades presenciais em instituições públicas e privadas de ensino. A restrição segue até o dia 30 de junho. Os estudantes estão sem atividades presenciais desde o dia 17 de março, sendo que as escolas foram fechadas no dia 23 do mesmo mês.

Os shoppings centers localizados em municípios classificados de risco alto poderão atender o público de segunda a sexta-feira, com a adoção de um protocolo rigoroso de higiene e distanciamento social.

Classificação dos municípios

Risco alto

Boa Esperança, Cariacica, Fundão, Marataízes, Marechal Floriano, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Risco moderado

Afonso Cláudio, Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Bom Jesus do Norte, Domingos Martins, Guarapari, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Venda Nova do Imigrante, Vila Valério, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guaçuí, Iconha, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, São Gabriel da Palha, São Mateus e Vargem Alta.

Risco baixo

Brejetuba, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Ibitirama, Irupi, Jerônimo Monteiro, Marilândia, Montanha, Pedro Canário, Rio Bananal, Sooretama e Vila Pavão.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias