qui 25/abril/2024 08:48
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Comércio em 52 cidades do Espírito Santo não abrirá mais aos sábados

redacao
Redação Dia a Dia

As cidades que estão classificadas no risco moderado do Mapa de Gestão de Risco Covid-19 do governo do Estado só poderão abrir o comércio de segunda a sexta. A decisão passa a valer a partir desta segunda-feira (1º) para 52 municípios, que terão que seguir restrição semelhante à adotada pelas lojas de rua na Grande Vitória, onde a propagação do coronavírus é classificada como alta.

O novo mapa, que vale de 1º a 7 de junho, tem 12 municípios enquadrados no risco alto, 52 em risco moderado e 14 em risco baixo. A portaria com a nova classificação será publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

A Matriz de Risco, que está em sua terceira fase, leva em consideração como critérios de classificação o Coeficiente de Incidência de casos confirmados nos municípios, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), os índices de isolamento social e de letalidade da doença, além do percentual da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco.

Em Cachoeiro, cidade que já estava no risco moderado desde a semana passada, a regra de não funcionamento do comércio aos sábados já está em vigor. Restaurantes, pizzarias, lojas de conveniência, lanchonetes, casas de lanches noturnas e similares só podem atuar aos sábados por delivery ou retirada de produtos (drive thru).

Aulas suspensas

Também foi decidida pelo governo do Estado a prorrogação do prazo de suspensão das atividades presenciais em instituições públicas e privadas de ensino. A restrição segue até o dia 30 de junho. Os estudantes estão sem atividades presenciais desde o dia 17 de março, sendo que as escolas foram fechadas no dia 23 do mesmo mês.

Os shoppings centers localizados em municípios classificados de risco alto poderão atender o público de segunda a sexta-feira, com a adoção de um protocolo rigoroso de higiene e distanciamento social.

Classificação dos municípios

Risco alto

Boa Esperança, Cariacica, Fundão, Marataízes, Marechal Floriano, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Risco moderado

Afonso Cláudio, Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Bom Jesus do Norte, Domingos Martins, Guarapari, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Venda Nova do Imigrante, Vila Valério, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guaçuí, Iconha, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, São Gabriel da Palha, São Mateus e Vargem Alta.

Risco baixo

Brejetuba, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Ibitirama, Irupi, Jerônimo Monteiro, Marilândia, Montanha, Pedro Canário, Rio Bananal, Sooretama e Vila Pavão.

Abril_Verde_Santa_Casa_24_04_04

Abril Verde: Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa para evitar acidentes de trabalho

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Leia mais