Implantação de videomonitoramento, serviço de pátio e guincho, criação de Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher, retorno do 190 e formação da Guarda Municipal de Guaçuí são alguns das propostas que constam no relatório aprovado na última segunda-feira (30) pela Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa para melhorar a segurança na Região do Caparaó.
O documento contém 25 sugestões apresentadas na audiência pública realizada em Guaçuí, em 11 de agosto.
Além do presidente da comissão, Danilo Bahiense (PSL), participaram da reunião na Assembleia o vice-presidente, Alexandre Quintino (PSL), e os deputados Enivaldo dos Anjos (PSD), Euclério Sampaio (sem partido), Lorenzo Pazolini (sem partido) e Luciano Machado (PV).
Na audiência pública, realizada na Câmara Municipal, moradores de Guaçuí reivindicaram também a vinda de um juiz titular para a cidade, reclamaram de centenas de furtos e pediram a ampliação do atendimento do Serviço Médico Legal (SML).
As 25 ações propostas
- Indicação ao governo do Estado e ofício à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) acerca da implantação do serviço de videomonitoramento e da assinatura do termo de compromisso para convênio entre o Estado e o Município de Guaçuí.
- Indicação ao governo do Estado e ofício à Sesp acerca da criação de uma Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (DEAM) em Guaçuí e que atenda à região do Caparaó.
- Indicação ao governo do Estado e à Prefeitura de Guaçuí para a criação de um serviço de pátio e guincho que atenda à Região do Caparaó, uma vez que já há processo de licitação junto ao Detran.
- Ofício à Sesp solicitando o retorno do serviço 190 da PMES.
- Indicação ao governo do Estado para reforma da Delegacia da Polícia Civil de Iúna.
- Indicação ao governo do Estado para aquisição de uma viatura policial para a DP de Iúna.
- Ofício à Sesp solicitando a manutenção das viaturas da PM e PC que atuam no município de Jerônimo Monteiro.
- Ofício ao Comando-geral da PMES e ao Comando do 3º BPM, solicitando a fiscalização no terminal rodoviário de Guaçuí em relação à apreensão de drogas ilícitas.
- Indicação ao governo do Estado solicitando aumento de efetivo para Bom Jesus do Norte e ofício à Sesp solicitando estudo de viabilidade do aumento de efetivo policial.
- Indicação ao governo do Estado para a aquisição de viatura policial para a PM e PC em Bom Jesus do Norte.
- Ofício aos deputados membros da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado convidando para audiência pública que acontecerá no dia 19 de outubro em Alegre.
- Ofício ao Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo destacando a necessidade de juízes titulares nos Fóruns da Região do Caparaó.
- Indicação ao governo do Estado para a criação de uma “Fazenda Terapêutica” visando ao acolhimento e tratamento de dependentes químicos.
- Ofício ao Comando da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro solicitando a reativação dos projetos Guarda Mirim e Bombeiro do Futuro e Proerd.
- Indicação ao prefeito municipal de Guaçuí solicitando melhoria nos acessos das propriedades rurais.
- Indicação ao governo do Estado e ofício ao Comando-Geral da PMES solicitando a reativação do Programa Patrulha Rural no Município de Guaçuí.
- Indicação ao prefeito municipal de Guaçuí solicitando a criação da guarda municipal.
- Ofício ao Comando do 3º Batalhão da Polícia Militar solicitando intensificar abordagens policiais na porta das escolas de Guaçuí.
- Indicação ao governo do Estado solicitando aumento do efetivo policial militar e civil no município de Guaçuí e oficiar a Sesp solicitando estudo de viabilidade para o aumento do efetivo das Polícias Civil e Militar no Município de Guaçuí.
- Indicação ao governo do Estado para a criação de um Serviço Médico Legal (SML) na região do Caparaó.
- Indicação ao Governo do Estado solicitando a implantação de programas sociais em Guaçuí.
- Solicitação de audiência pública em Bom Jesus do Norte, que atenda aos municípios de Apiacá e São José do Calçado.
- Indicação ao governo do Estado para a criação de um Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em Alegre para atendimento à região do Caparaó.
- Indicação ao governo do Estado para a construção de uma nova sede do 14º BOM, localizado em Ibatiba, e ofício o Comando-geral da Polícia Militar solicitando estudo de viabilidade para a construção de uma nova sede para o 14º BPM, localizado em Ibatiba.
- Indicação ao governo do Estado para reativação da DP Regional de Ibatiba.