sex 19/abril/2024 19:08
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Comissão de Justiça da Assembleia aprova criação da Polícia Científica no ES

redacao
Redação Dia a Dia

A Comissão de Justiça aprovou, em reunião ordinária realizada nesta terça-feira (21), a Proposta de Emenda à Constituição que cria no Espírito Santo a Polícia Científica.

A proposição, de autoria da deputada Iriny Lopes e do deputado Gandini,  altera os artigos 68, 126 e 128 da Constituição Estadual e acrescenta o artigo 128-A.

A proposta determina que a Polícia Científica deverá ser dirigida por um perito oficial de carreira e terá entre suas atribuições o levantamento da prova pericial criminal.

Além disso, os exames periciais laboratoriais, as perícias médico-legais, as perícias em geral, os exames de corpo de delito, as perícias de identificação humana, além da Identificação Civil e Criminal.

Os autores da matéria justificam que a Polícia Científica possui atuação científica, de suma importância para a apuração dos crimes, para a população e para o Poder Público.

“É necessária uma atuação autônoma, independente e sem subordinação em relação às suas atribuições, de modo que as perícias e demais funções exercidas sejam totalmente imparciais”, destacam os autores no texto da matéria.

A proposta recebeu relato favorável do deputado Marcelo Santos e foi aprovada pela unanimidade dos parlamentares presentes na reunião.

Apesar de a proposta tramitar apensada à PEC 4/2020, do ex-deputado Enivaldo dos Anjos (sem partido), o relator decidiu dar o parecer pela aprovação da proposta mais recente, por considerá-la “mais abrangente”. O texto ainda passará por análise dos colegiados de Segurança e Finanças.

O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Espírito Santo (Sindiperitos), Tadeu Nicoletti, falou sobre a relevância da proposta e destacou a importância de o Estado garantir a autonomia da Polícia Científica.

Ele enfatiza que esta é uma matéria muito benéfica para a sociedade e que a Polícia Científica já está presente em 20 estados, sendo inclusive recomendada pela ONU e praticada nos países desenvolvidos.

“Uma matéria de suma importância pra população e para a sociedade. Que a perícia consiga desenvolver o seu trabalho de auxílio nas elucidações dos crimes, auxílio ao Ministério Público, às polícias, ao Judiciário, de forma independente”, ressaltou.

premobras_19_04_24

Prefeitura de Mimoso do Sul anuncia 100 vagas de emprego na Premobras

Usina_Biometano_Governador_19_04_24_

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Corrida_de_São_Pedro_19_04_24

Garanta sua vaga na 44ª Corrida de São Pedro

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço quer crédito barato e com muito prazo para setor comercial atingido pela enchente

Rei_dos_Petiscos08_19_04.24.jpg.

Rei dos Petiscos enfrenta dificuldade para se reerguer após temporal em Mimoso

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Fibromialgia_PCDs_18_04

Pacientes com fibromialgia passam a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCDs)

cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim sedia Inova ES e Feira de Cidades Inteligentes

Leia mais