Foi eleita a Cachoeirense Ausente de 2022 na manhã desta segunda-feira, em votação votação realizada no auditório da Escola Municipal “Zilma Coelho Pinto”, a empresária Maria da Conceição Castelar de Souza.
A eleita mora Vitória desde 1999, tem 83 anos e é fundadora da rede de lojas de calçados Itapuã, que conta, atualmente, com 155 lojas – sete delas em Cachoeiro. No tempo em que morava no município, residiu no bairro Recanto.
Na Festa de Cachoeiro, em junho, a eleita será recepcionada, com honras, dando continuidade à uma longa tradição cachoeirense iniciada pelo escritor Newton Braga em 1939.
“A eleição do Cachoeirense Ausente é, sem dúvidas, uma das grandes tradições do município, em que homenageamos nossos conterrâneos, que carregam, consigo, o nome de Cachoeiro por onde andam. Além disso, também é uma forma de manter viva a memória de Newton Braga, que foi o idealizador desse título”, afirmou a coordenadora executiva de Gabinete da Prefeitura de Cachoeiro, Ângela Barboza, que presidiu a comissão responsável pelo processo de escolha.
Três candidatos concorreram ao título. A escolha foi feita por meio de votação secreta com representantes das instituições listadas no Decreto Nº 24.451/2014, que regulariza a Lei Municipal Nº 6.960/2014, que se refere à entrega de homenagens e honrarias em Cachoeiro.