O 1º Concurso de Silagens, promovido pelo Incaper e pela Cooperativa de Laticínios Selita, visa capacitar e incentivar os pecuaristas do Espírito Santo a investir na produção e conservação de forragens de alta qualidade.
Focado nos cooperados da Selita, o concurso abrange duas categorias: silagem de milho e silagem de capim-elefante BRS Capiaçu. As inscrições, com vagas limitadas, estão abertas até 25 de outubro. Com premiação de R$ 20 mil, o concurso avalia práticas sustentáveis e qualidade nutricional, buscando aumentar a eficiência na produção de leite.
Além da competição, os produtores também participam de capacitações técnicas, onde aprendem sobre práticas de plantio, colheita e conservação de forragens, como a Integração Lavoura-Pecuária e o plantio direto.
Essas técnicas são fundamentais para garantir alimento de qualidade para o rebanho, especialmente durante a seca, o que ajuda a melhorar a produção leiteira.
O coordenador do Incaper, Bernardo Lima, destacou que o concurso visa otimizar a qualidade das silagens e garantir uma boa conversão nutricional.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Já o gerente de assistência ao cooperado da Selita, Alan Diones Bernardo, ressaltou a importância do produtor rural ser também um bom agricultor, pois a alimentação adequada dos animais é essencial para aumentar a produção de leite.
O evento inclui capacitações que reforçam a importância de práticas agronômicas eficientes e sustentáveis.
A primeira capacitação ocorreu em 15 de outubro na sede da Selita, em Cachoeiro de Itapemirim, com palestras técnicas e demonstrações práticas sobre ensilagem. Além disso, o Incaper apoia a ação por meio de suas unidades nos municípios e da Fazenda Experimental Bananal do Norte, que possui áreas demonstrativas de produção de forragens.
Para mais informações sobre o regulamento do concurso, acesse aqui