dom 9/novembro/2025 12:54
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Conheça os 4 atletas capixabas que serão eternizados na Calçada da Fama

Esquiva Falcão, Geovanna Santos, Pierre e Richarlison são os quatro atletas a serem homenageados na edição 2022 da Calçada da Fama, projeto da Secretaria de Esportes e Lazer que visa a eternizar os nomes de atletas, paratletas, técnicos e profissionais que orgulham o Espírito Santo com resultados expressivos na história do esporte.

O atacante Richarlison, que está disputando a Copa do Mundo no Catar, e o boxeador Esquiva Falcão foram os eleitos pela Comissão de Indicação da secretaria. Os esportistas obtiveram nove e quatro votos, respectivamente.

A Comissão de Indicação contou com a participação de 20 membros, incluindo atletas, jornalistas, funcionários da Sesport e o secretário de esportes do Estado.

Na votação popular, que foi encerrada nessa sexta-feira (02), o ex-jogador de beach soccer Pierre e a ginasta Geovanna Santos foram os campeões de votos e venceram a eleição, que aconteceu em formato on-line.

Pierre foi o mais votado pelo público, contabilizando um total de 9.610 votos, enquanto a Geovanna Santos teve 1.919 votos e ocupou o segundo lugar.

A votação on-line, criada por um sistema desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) contou com 15.168 mil votos.

Os quatro atletas vencedores vão se juntar aos outros 20 homenageados nas edições anteriores da Calçada da Fama.

Na edição 2019, foram homenageados Alison Cerutti (vôlei de praia), Buru (futebol de areia), Daniel Mendes (paratletismo), Fábio Luiz (vôlei de praia), Frank Brown (voo livre), Geovani Silva (futebol), Julietty Tesch (vela), Neymara Carvalho (bodyboarding), Nilo Etinne Duarte – in memoriam (futsal) e Tayanne Mantovanelli (ginástica rítmica).

Na de 2020, Adalberto Rodrigues (tênis em cadeira de rodas), Anderson Varejão (basquete), Fontana – in memoriam (futebol), Natália Gaudio (ginástica rítmica) e Paulo André Camilo (atletismo).

Na última edição, em 2021, as personalidades eternizadas foram Alexandra Nascimento (handebol), Bruno Conde (karatê), Duda Brasil (beach soccer), Loiola (vôlei de praia) e Patrícia Pereira (natação paralímpica).

 

Quem são os 4 atletas escolhidos?

 

Esquiva Galvão (boxe): Filho do lendário boxeador Touro Moreno, Esquiva Falcão conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Londres, em 2012, o primeiro pódio do Brasil na modalidade após um jejum de 44 anos. Outras conquistas relevantes nos ringues são a medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos, em 2010; e no Campeonato Mundial Amador, em 2011.

 

Geovanna Santos (ginástica Rítmica): Geovanna Santos conheceu a ginástica rítmica por meio do projeto Campeões de Futuro, do Governo do Estado, em Pinheiros, onde nasceu. Após se mudar para Vila Velha, com oito anos, para seguir com a prática da ginástica rítmica, Geovanna conquistou vários títulos em disputas escolares até chegar à Seleção Brasileira. Disputou a Olimpíada de Tóquio, em 2021, e, em 2022, conquistou duas medalhas de ouro no Pan-Americano da modalidade, no Rio de Janeiro.

 

Pierre (beach soccer): Um dos principais nomes do futebol de areia no Brasil, Pierre coleciona títulos na modalidade que ajudou a difundir no Estado e no Brasil. Pentacampeão mundial e bicampeão brasileiro, o goleiro acumula outros diversos títulos pela Seleção Brasileira e por clubes que defendeu.

 

 

Richarlison (futebol): Atacante, Richarlison surgiu no Real Noroeste e, após passagens por América-MG e Fluminense, chegou ao futebol europeu. Atualmente atua no Tottenham, da Inglaterra. É o capixaba de maior destaque da história da Premier League. Pelo Brasil, conquistou a Copa América, em 2019, disputada no País, a medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio, em 2021, e está com a Seleção no Catar para a disputa da Copa do Mundo.  

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Artigo 1080 x 1350 - Instagram - 12
Raquel Poleto Fonseca

O vinho canônico: tradição religiosa ao longo dos séculos

avo-e-cachorro-09-11-25
Escritoras Cachoeirenses - Mércia Souza

As histórias do meu avô

multidao

Marias e Silvas lideram ranking dos nomes mais comuns no Brasil

casagrande-cop30-descabonizacao

Casagrande leva à COP30 pacote de ações da agenda climática capixaba

vacina-butantan

Dengue: Vacina do Butantan deve ser aprovada pela Anvisa ainda em novembro

mega-sena

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 55 milhões neste sábado

anvisa

Anvisa proíbe venda de produtos da Vibe Coffee no ES por irregularidades

kart-fdk-sunset-race3-

FDK Sunset Race: mulheres ganham destaque em prova de Kart em Vitória

Leia mais