qui 28/março/2024 08:06
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Produção de café. Foto: Divulgação

Conhecimento ajuda produtores a melhorarem a qualidade das plantações

redacao
Redação Dia a Dia

Produzir alimentos de boa qualidade requer a adoção de alguns cuidados, que vão desde a preparação e plantio das mudas até a sua frutificação e colheita. Portanto, para garantir uma boa produção e obter mais eficiência aos cultivos, é importante estar atento a todas as fases para não ter perdas e também optar por técnicas efetivas, como o uso da fertirrigação, processo de aplicação dos fertilizantes via irrigação.

Segundo o engenheiro agrônomo e diretor da Hydra Irrigações, Elídio Torezani, o uso inteligente dos fertilizantes interfere diretamente no resultado agrícola. Existem espécies vegetais que necessitam de um cuidado ainda mais específico que, muitas vezes, acaba passando despercebido pelos agricultores.

“Muitos não sabem que uma das etapas mais importantes no cultivo do café, por exemplo, é a sua floração. Esse período é responsável por definir o potencial produtivo do cafezal e, por isso, é de extrema importância estar atento às condições nutricionais das plantas e adicionar os nutrientes necessários para que ocorra um florescimento adequado. Boa parte dos produtores suspendem as práticas de irrigação e nutrição durante o período da colheita, esquecendo-se que a etapa fenológica seguinte é a floração. Com isso, as plantas entram nessa fase com grandes déficits nutricionais”, afirma Torezani.

Gotejamento

Para que esse processo seja efetivo, ele recomenda o uso do sistema de gotejamento, técnica que reduz os custos com mão de obra, equipamentos e fertilizantes, sem atrapalhar as práticas relacionadas à colheita e poda.

“O gotejamento é um dos sistemas mais eficientes, pois os gotejadores entregam a água e os fertilizantes junto ao sistema radicular das plantas, contribuindo para o melhor aproveitamento desses insumos”, relata.

Com a plantação pimenta-do-reino, uma das especiarias mais antigas e que tem caído no gosto dos produtores brasileiros, também é assim. Neste tipo de plantação, a fertirrigação também pode e deve ser realizada, favorecendo o desenvolvimento e facilitando os tratos culturais, o manejo e a mão de obra.

Produtividade e vantagens

De acordo com Elídio, o produtor que opta pelo uso da fertirrigação permite aplicar os insumos na safra de forma fracionada. Ou seja, quanto mais o fertilizante é distribuído em pequenas porções ao longo do ciclo da cultura, melhor é o seu aproveitamento pelas plantas.

A técnica de fertirrigação avançada também permite que o produtor maximize a produtividade e reduza os custos com nutrientes, fornecendo às plantas o que elas precisam, sempre na hora exata.

“Os benefícios existem tanto pelo ponto de vista técnico, como em relação à economia. A principal vantagem é que esse fracionamento permite ajustar com muita exatidão a relação de demanda e oferta de cada um dos nutrientes, promovendo resultados mais rápidos, econômicos e eficientes se comparados à aplicação convencional, feita via solo”, pontua.

acidente-BR-101-27-03-2024

Colisão entre quatro veículos deixa dois mortos na BR 101 em Rio Novo do Sul

prefeito-victor-coelho-vereadores-27-03-2024

Victor Coelho anuncia aumento de salário e benefícios a servidores municipais

Circo_de_rua

Cia Nopok leva espetáculo gratuito para as ruas de Anchieta

Igreja_doações_

Igrejas no ES se mobilizam para ajudar cidades devastadas pelas chuvas

Encontro em Brasilia

Plano de construção de 560 novas casas e reparo de outras 1,7 mil é entregue em Brasília

concursopublico

Concurso Público: candidatos já podem consultar locais das provas

Doações_Foto divulgação

Voluntários e Indústrias do Sul do ES recebem ajuda e suporte da Findes

Secretaria Municipal da Fazenda

Refis: prazo para negociação de dívidas termina nesta quarta-feira

Leia mais