O contorno de Iconha, que promete retirar o tráfego da BR 101 do centro da cidade, não vai sair esse ano. Segundo a concessionária Eco 101, chuvas e os protestos de moradores atrasaram o andamento das obras, que deverão ser concluídas no primeiro trimestre de 2019.
O prazo da empresa era entregar o serviço em novembro. De acordo com o gerente de Engenharia da concessionária, Rodrigo Rodrigues, a chuva foi acima da média entre janeiro e novembro.
Além disso, explicou, o total de número de dias com chuva ficou acima do normal, com 43% dos dias com registro de alguma precipitação na região.
A concessionária também apontou os protestos realizados por moradores de três comunidades de Iconha, ocorridos em setembro, como um dos motivos da demora. Na época, a população questionava a falta de acesso às comunidades.
Não foi a primeira vez que a conclusão das obras foi prorrogada. A meta inicial era terminar o trecho em maio de 2017. Foi adiado para dezembro. Mais tarde, para junho de 2018. E, por último, novembro.
O contorno terá 7,8 km de trecho duplicado. A Eco 101 informou que 90% da obra foi concluída. Desse total, foram finalizados os dois viadutos do trecho, um na interseção norte e outro na interseção sul, conectando com a atual BR 101.
A concessionária explicou também que está finalizada a ponte sobre o Rio Iconha, que se encontra na metade do Contorno. Recentemente foi concluído aterro de encontro na interseção sul, que tem mais de 28 metros de altura.
Atualmente, está sendo feito um desvio na BR-101, na interseção sul, para que as obras de encaixe do contorno sejam realizadas sobre a rodovia existente. Quase seis quilômetros do trecho, o equivalente a 70%, foi pavimentado.