ter 1/abril/2025 04:27
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Coração de Dom Pedro chegou ao Brasil para Bicentenário da Independência

redacao
Redação Dia a Dia

Já está no Brasil o coração de Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, ou simplesmente, D. Pedro I (1798-1834).

Como era desejo do monarca, ele estava na cidade do Porto, em Portugal, mas foi emprestado pelo governo português para ser exposto durante a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil,.

O órgão do primeiro imperador brasileiro foi trazido de Portugal a bordo de um jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB) que pousou em Natal perto das 6 horas de hoje (22).

Da capital potiguar, a aeronave seguiu para Brasília, onde a relíquia permanecerá até o dia 8 de setembro, quando será devolvido à Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, em cuja igreja, na cidade portuguesa do Porto, está guardada há quase 200 anos.

“É de grande significado que o país receba o coração do seu libertador”, declarou o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, há duas semanas.

O chanceler acrescentou que será um elemento catalisador muito relevante para as celebrações do bicentenário da Independência do Brasil. A relíquia ficará exposta, com visitação pública, no Palácio do Itamaraty, de 25 de agosto a 8 de setembro

O governo brasileiro já anunciou que, em respeito à memória de Pedro I, tratará a presença do coração do antigo monarca com as mesmas honras de Estado dispensadas a chefes de outras nações em visita ao país.

Amanhã (23), o órgão será levado ao Palácio do Planalto, onde está prevista uma cerimônia com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

No Itamaraty, o órgão de cerca de 9 quilos será exposto no interior de uma cápsula de vidro, guardada em uma sala climatizada especialmente preparada para a ocasião e sob a vigilância da Polícia Federal (PF).

No dia 7 de setembro, data da independência do Brasil, o coração estará em um evento, ao lado de outros chefes de Estado convidados.

Em nota divulgada hoje, o Itamaraty afirma que “a vinda do coração de D. Pedro I ao Brasil será oportunidade para que o povo brasileiro homenageie figura central para o processo de independência do Brasil”.

No Twitter, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Ramos, classificou a recepção brasileira ao órgão do monarca como “um dia histórico”.

 

 

 

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
período para pedir isenção de taxa é entre 14 e 28 de abril.

Enem 2025: período para pedir isenção da taxa começa dia 14

Campeonato mundial de parapente acontecerá em castelo

Castelo vai sediar 19º Campeonato Mundial de Parapente

publicacao-legal3-30-06

Publicidade Legal 31/03/2025

Vagas abertas para curso gratuito de agente cultural

Inscrições abertas para curso gratuito de Agente Cultural

Previsão do tempo garante muito calor nesta semana na região sul

Tempo firme e calor marcam o início da semana na região sul

Caminhada penitencial reúne mais de 2 mil fiéis

Caminhada penitencial reúne mais de 2 mil fiéis

Como regar a zamioculca sem excesso de água com 5 técnicas

Como regar a zamioculca sem excesso de água com 5 técnicas

Emancipação de Cachoeiro. O amanhecer mostrando o Itabira

Emancipação de Cachoeiro

Leia mais