Por proteção ou precaução, muitos pais dormem junto com as crianças na mesma cama, mas essa não é uma recomendação do Corpo de Bombeiros. Um caso triste, que ocorreu recentemente em GuaçuÃ, terminou na morte de uma criança de seis meses, que teria se sufocado.
Para que outros casos como esse não se repitam, o sargento Borges, do Corpo de Bombeiros, deu algumas orientações, principalmente levando em consideração a fragilidade de bebês ainda recém-nascidos.
“As crianças ou recém-nascidos devem dormir em locais apropriados, como berços, por exemplo. Quando os responsáveis colocam crianças em suas camas, elas serão as mais frágeis naquele local, sendo assim, tendem a sofrer todos os danos relacionados a possÃveis rolamentos dos adultos sobre elas”, explicou.
Quanto menor ou mais nova for a criança, maior será o risco, uma vez que elas não conseguem manifestar reações que alertem os adultos. Colocar o berço no quarto dos pais é uma opção para amenizar as preocupações durante o sono dos pequenos.
Cama
No caso de crianças um pouco maiores, a cama passa a ser uma opção. No entanto, o sargento alerta ainda para cuidados que os pais ou responsáveis devem ter.
As notÃcias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“A cama deve ser cercada por todos os lados, semelhante aos berços, para evitar que a criança caia. Deve-se atentar para o fato de o bebê rolar e sufocar caso fique de bruços”, disse.
Em caso de qualquer ocorrência grave com crianças, o procedimento é acionar o Corpo de Bombeiros através do 193 ou o Samu 192. As primeiras orientações são dadas por telefone até que a viatura chegue ao local do incidente.
“Geralmente, os pais ficam muito nervosos com a situação para lembrar os procedimentos corretos a serem adotados nesse momento, porém se o atendente ou outra pessoa que possa instruÃ-los o fizer, eles conseguirão desempenhar um bom atendimento. Ao ligar para o socorro, o atendente poderá instruÃ-los, passando a manobra correta e acalmando-os para realizarem o procedimento corretamente”, ressaltou o sargento.
De acordo com ele, esse mesmo procedimento deve ser realizado em ocorrências com adultos.