O comandante do 3º Batalhão de Bombeiros em Cachoeiro, Tenente-Coronel Herbert de Carvalho, participou da sessão da Câmara nesta terça-feira (03) a convite do presidente da Casa, Brás Zagotto.
Ele apresentou aos vereadores um resumo sobre o trabalho e as dificuldades da corporação no sul do estado. O 3º BBM está sediado em Cachoeiro de Itapemirim, possui duas companhias, sediadas em Cachoeiro e Guaçui, e atende a dezenove municípios.
Posto em Marataízes e monitoramento de enchentes
O vereador Ely Escarpini perguntou sobre a possibilidade de aumento do efetivo em Cachoeiro e foi informado pelo Tenente-Coronel Herbert que há um concurso em andamento e que o anterior já permitiu que a corporação aumentasse sua capilaridade.
Acrescentou que com isso, o Batalhão de Cachoeiro já abriu um posto avançado em Castelo. Em novembro, será inaugurado o Posto Avançado de Marataízes e, logo após, o de Mimoso do Sul.
O comandante informou também que, no próximo verão, toda a Bacia do Itapemirim será monitorada por um sistema avançado de monitoramento e alarmes, o que ajudará na promoção de ações de prevenção de enchentes.
Nova sede e mudanças no habite-se
Questionado pelo vereador Sandro Irmão (PSD), o comandante confirmou que em janeiro terá início a construção de uma unidade padrão junto às instalações do 3º Batalhão, no bairro Aeroporto.
E, atendendo ao vereador Alexandre Maitan (DEM), fez esclarecimentos sobre o trabalho dos “bombeiros civis”, que segundo ele devem passar por centros de treinamento homologados e pela avaliação do Corpo de Bombeiros.
Destacou também que em breve, algumas categorias de habite-se, como as casas de espetáculos e eventos, passarão a exigir a contratação de brigadistas, que poderão ter essa formação.
O Tenente-Coronel Herbert esclareceu também que a implantação do Samu em Cachoeiro tem sido de extrema importância para os bombeiros. “É uma parceria inestimável”, disse.
Respondendo aos vereadores Arildo Boleba (PDT) e Paulo Grola (PSB), informou que há diferentes centrais de atendimento telefônico para o Samu, Bombeiros e PM.
E, em resposta ao vereador Juninho Corrêa (PL), elogiou a separação entre PM e Bombeiros, que realizam trabalhos diferentes, ambos necessitando de alto investimento. “O Corpo de Bombeiros não faz parte do Ciclo da Polícia, nem do Judiciário e nem da Saúde. Deveríamos ser um dos órgãos de Defesa Civil”, defendeu.
Homenagem ao pai
Ao final de seu pronunciamento, o comandante Tenente-Coronel Herbert fez uma homenagem ao seu pai, que o acompanhava, Sebastião Dias de Carvalho, que é carioca, e mora em Cachoeiro há mais de 40 anos.
Ele contou que o pai vendia livros na porta de faculdades do sul do estado, e com isso criou sua família. “Muitos de vocês que compraram livros com meu pai ajudaram a custear a minha formação. E agradeço publicamente a ele, pelo empenho para nos garantir uma educação de qualidade e uma boa vida familiar”, afirmou.