Corpo de Bombeiros inaugurará posto avançado de Marataízes em novembro

Corpo de Bombeiros inaugurará posto avançado de Marataízes em novembro
Corpo de Bombeiros inaugurará posto avançado de Marataízes em novembro
Redação Dia a Dia

O comandante do 3º Batalhão de Bombeiros em Cachoeiro, Tenente-Coronel Herbert de Carvalho, participou da sessão da Câmara nesta terça-feira (03) a convite do presidente da Casa, Brás Zagotto.

Ele apresentou aos vereadores um resumo sobre o trabalho e as dificuldades da corporação no sul do estado. O 3º BBM está sediado em Cachoeiro de Itapemirim, possui duas companhias, sediadas em Cachoeiro e Guaçui, e atende a dezenove municípios.

Posto em Marataízes e monitoramento de enchentes

O vereador Ely Escarpini perguntou sobre a possibilidade de aumento do efetivo em Cachoeiro e foi informado pelo  Tenente-Coronel Herbert que há um concurso em andamento e que o anterior já permitiu que a corporação aumentasse sua capilaridade.

Acrescentou que com isso, o Batalhão de Cachoeiro já abriu um posto avançado em Castelo. Em novembro, será inaugurado o Posto Avançado de Marataízes e, logo após, o de Mimoso do Sul.

O comandante informou também que, no próximo verão, toda a Bacia do Itapemirim será monitorada por um sistema avançado de monitoramento e alarmes, o que ajudará na promoção de ações de prevenção de enchentes.

 

Nova sede e mudanças no habite-se

Questionado pelo vereador Sandro Irmão (PSD), o comandante confirmou que em janeiro terá início a construção de uma unidade padrão junto às instalações do 3º Batalhão, no bairro Aeroporto.

E, atendendo ao vereador Alexandre Maitan (DEM), fez esclarecimentos sobre o trabalho dos “bombeiros civis”, que segundo ele devem passar por centros de treinamento homologados e pela avaliação do Corpo de Bombeiros.

Destacou também que em breve, algumas categorias de habite-se, como as casas de espetáculos e eventos, passarão a exigir a contratação de brigadistas, que poderão ter essa formação.

O Tenente-Coronel Herbert esclareceu também que a implantação do Samu em Cachoeiro tem sido de extrema importância para os bombeiros. “É uma parceria inestimável”, disse.

Respondendo aos vereadores Arildo Boleba (PDT) e Paulo Grola (PSB), informou que há diferentes centrais de atendimento telefônico para o Samu, Bombeiros e PM.

E, em resposta ao vereador Juninho Corrêa (PL), elogiou a separação entre PM e Bombeiros, que realizam trabalhos diferentes, ambos necessitando de alto investimento. “O Corpo de Bombeiros não faz parte do Ciclo da Polícia, nem do Judiciário e nem da Saúde. Deveríamos ser um dos órgãos de Defesa Civil”, defendeu.

Homenagem ao pai

Ao final de seu pronunciamento, o comandante Tenente-Coronel Herbert fez uma homenagem ao seu pai, que o acompanhava, Sebastião Dias de Carvalho, que é carioca, e mora em Cachoeiro há mais de 40 anos.

Ele contou que o pai vendia livros na porta de faculdades do sul do estado, e com isso criou sua família. “Muitos de vocês que compraram livros com meu pai ajudaram a custear a minha formação. E agradeço publicamente a ele, pelo empenho para nos garantir uma educação de qualidade e uma boa vida familiar”, afirmou.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias