sáb 14/junho/2025 01:48
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Corpus Christi de Castelo: fé em arte com 70 toneladas de material

No dia 19 de junho, a cidade de Castelo viverá mais uma edição de sua tradicional celebração de Corpus Christi, considerada a maior do Brasil, e que está entre as 10 maiores festas religiosas do país.
Voluntários trabalham na preparação do material dos tapetes. Foto: Divulgação

No dia 19 de junho, a cidade de Castelo viverá mais uma edição de sua tradicional celebração de Corpus Christi, considerada a maior do Brasil, e que está entre as 10 maiores festas religiosas do país. As ruas do município serão tomadas por cores, texturas e fé, com a confecção de tapetes e passadeiras que se estendem por cerca de 1,5 km e 5.000 metros quadrados que encantam tanto moradores quanto visitantes.

A expectativa é de que 150 mil pessoas participem do evento este ano, atraídas pelo espetáculo visual e pela espiritualidade que emana de cada detalhe da festa. Ao todo, serão utilizadas cerca de 70 toneladas de materiais naturais e recicláveis para dar forma às obras, criadas por mais de três mil voluntários. A mobilização em torno da festa começou 30 dias após o evento do ano passado, e envolve escolas, paróquias, grupos de oração, moradores e turistas que se inscrevem para participar desse momento que une arte, fé e tradição.

Arte, devoção e sustentabilidade

As 34 equipes responsáveis pela montagem dos tapetes trabalham durante o ano inteiro para garantir que cada trecho expresse a fé cristã com beleza e simbolismo. A coordenação fica a cargo do Instituto Cultural Irmã Vicência (ICIV), que há décadas mantém viva a tradição iniciada em 1963 pela religiosa que dá nome à instituição.

Segundo Luciano Traváglia, presidente do ICIV, o evento é resultado de uma verdadeira força-tarefa guiada pela fé: “Estudantes, comunidades, o Terço dos Homens, todos se unem para construir esse momento esperado o ano todo.

A beleza dos tapetes de Corpus Christi de Castelo vai além do visual: são expressões da fé cristã, feitas com cuidado, criatividade e profundo simbolismo. Segundo Travaglia, o ICIV), responsável pela gestão do evento, 34 equipes com 600 componentes são mobilizadas desde o fim da festa de cada ano para preparar cada detalhe da próxima.

“Temos estudantes, comerciantes, moradores das comunidades rurais e urbanas, grupos de oração, paróquias, o terço dos homens. É uma força-tarefa guiada pela fé”, conta.

Obras de arte feitas com fé e materiais inusitados

Entre os materiais usados, destacam-se 55 toneladas de pedras, em diversas granulações (calcita, dolomita e pedriscos), duas toneladas de mármore e granito, além de uma variedade de elementos orgânicos e reaproveitados: cepilho (raspas de madeira), raspas de pneus, palha de café escuro e despolpado, borra de café, galhos de cipreste, tampinhas de garrafa e a delicada crista de galo, flor cultivada especialmente para os tapetes em uma área do tamanho de um campo de futebol em Braço do Sul no Forno Grande. A área foi cedida por uma empresa a partir da intervenção do tesoureiro do ICIV, José Targa, gerente da fazenda.

O aroma característico da festa também voltou a ganhar destaque. “Uma pesquisa revelou que as pessoas sentiam falta do cheiro da celebração dos tempos da Irmã Vicência. Retomamos o uso da palha e da borra do café, do cipreste e da crista de galo exatamente por isso. O cheiro faz parte da memória afetiva e espiritual do Corpus Christi”, explica Luciano.

O compromisso com a sustentabilidade também é destaque. Todos os materiais são naturais ou reaproveitados, e após a procissão, a prefeitura realiza a coleta dos resíduos. Parte deles é reutilizada em obras de infraestrutura em estradas vicinais da região.

Para Frei Antônio Rabanal, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, a festa é muito mais que um evento religioso: “É uma poderosa expressão de fé coletiva. Um imenso altar a céu aberto construído por mãos anônimas com dedicação e devoção.”

Números do Corpus Christi de Castelo 2025

Público esperado: 150 mil pessoas

Materiais utilizados: 70 toneladas

Pedras (calcita, dolomita e pedriscos): 55 toneladas

Mármore e granito: 2 toneladas

Cepilho (raspas de madeira): 600 sacos

Raspas de pneus: 10 toneladas

Palha de café (escura e despolpada): 300 sacas

Borra de café: 500 kg

Cipreste e crista de galo – o equivalente a dois campos de futebol

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ciaxas-preferencias-procon-

Agora é lei: caixas preferenciais devem ter empacotadores em Cachoeiro

Samu_11_10_2023

Acidente entre motos em frente à prefeitura de Mimoso do Sul deixa mulher ferida

nota-falsa-pf-apiaca

Homem é preso em Apiacá ao receber R$ 4 mil em notas falsas pelos Correios

Os três também foram afastados de suas funções públicas.

Três agentes públicos são denunciados por desvio de recursos na Câmara de Rio Novo do Sul

escultura-irma-vicencia-artista-12-06-2025

Festa de Corpus Christi: Irmã Vicência será eternizada em estátua

corpus-christi-2025-oficinas-

Corpus Christi de Castelo:  oficinas ensinam arte do tapete e das passadeiras

As prefeituras do Espírito Santo têm até 30 de junho para confirmar a participação de suas delegações.

Inscrições abertas para os Jogos da Pessoa Idosa 2025

lancamento-feira-dos-municipios-2025-cachoeiro

Cachoeiro marcará presença na Feira dos Municípios

Leia mais