O 11º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que estava sendo realizado em Pedra Azul, Domingos Martins, no Espírito Santo, foi encerrado antecipadamente na tarde desta sexta-feira (9). A decisão foi tomada em solidariedade às vítimas de um acidente aéreo ocorrido em São Paulo, que resultou na morte de 62 pessoas.
A aeronave, um turboélice da marca francesa ATR, pertencente à empresa Voepass, caiu por volta das 13h30 em Vinhedo, próximo ao aeroporto de Viracopos, no interior de São Paulo. O voo 2283, que vinha de Cascavel, no Paraná, transportava 58 passageiros e 4 tripulantes.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, explicou que a decisão de encerrar as atividades dos governadores no Cosud foi tomada após a confirmação do acidente. “O governador Ratinho e o governador Tarcísio já iriam se deslocar, e nós então resolvemos encerrar nossas atividades em solidariedade. Continuam os grupos temáticos, mas nós suspendemos a presença e as atividades dos governadores a partir deste momento”, afirmou Casagrande.
Em solidariedade às vítimas do acidente com o avião que seguia do Paraná para São Paulo nesta tarde, estamos encerrando a agenda dos governadores no 11° COSUD, que seguirá apenas com as atividades dos grupos temáticos. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos de todas…
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) August 9, 2024✅ Entrar agora
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, expressou sua tristeza com o ocorrido e a comoção que tomou conta de Cascavel, cidade de origem do voo. “Acidente aéreo é uma fatalidade que choca todo mundo. Estamos muito tristes. Conversei com alguns colegas parlamentares que representam Cascavel, e há uma comoção na cidade, ainda com pouca informação sobre as vítimas. Em solidariedade às famílias do Paraná, tomamos a decisão de nos deslocar para colaborar e prestar apoio. É um momento de luto”, disse Ratinho Júnior.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lamentou profundamente a tragédia. “A gente lamenta profundamente o acidente; é muito triste. Vamos nos deslocar para lá imediatamente. Vamos instalar um gabinete de crise com o governo federal, estadual, e a Força Aérea. Nossas orações estão dirigidas a Deus para que acolha essas pessoas. Não há sobreviventes. Que Deus possa confortar e dar força a essas famílias, e vamos procurar dar todo o suporte necessário”, declarou Tarcísio.
Os governadores decidiram encerrar suas participações no evento, enquanto a programação dos grupos temáticos do Cosud continua sem a presença dos chefes dos Executivos estaduais.