Quem quer chegar ou sair de Marataízes e Itapemirim deve dobrar a atenção. É que a rodovia ES 490, que liga Cachoeiro ao Litoral Sul do Espírito Santo, está parcialmente interditada na altura do km 20, em Usina Paineiras, em Itapemirim. O motivo é uma cratera que se abriu na lateral da pista devido a erosão provocada pela cheia do rio, que passou por cima de um pequeno dique e começou a escavar a base da estrada.
Na manhã desta terça (28), a pista chegou a ser totalmente interditada, mas voltou a funcionar no sistema pare e siga após o volume da água reduzir e a Defesa Civil concluir que não há risco da pista ceder.
Na segunda (27), a situação estava mais preocupante: “Isso vai ceder a qualquer momento. A cada instante cai um pedaço de terra por causa da força da correnteza”, disse o lavrador Jonas Trava Chirebi, 39, morador da região.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou, por meio da assessoria, que uma equipe visitou o local na segunda e que ainda nesta terça começam os trabalhos para conter a erosão e consertar a pista.
Ainda pela manhã, um caminhoneiro utilizou um desvio passando por dentro de Paineiras, mas o caminhão afundou a roda no local.