O clima de otimismo voltou a tomar conta do comércio capixaba. Às vésperas do período mais aquecido do ano para o varejo, os empresários do Espírito Santo estão mais confiantes com as vendas de fim de ano.
Eles demonstram disposição para investir em suas empresas, em novas contratações e pretendem reforçar os estoques.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) atingiu 103,9 pontos em outubro, o melhor resultado da região Sudeste e o único acima da zona de satisfação (100 pontos), sendo maior que a média nacional, de 100 pontos.
As análises são do levantamento do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
De acordo com o estudo, o indicador avançou 0,8% em relação a setembro, confirmando a retomada gradual da confiança do setor.
Para André Spalenza, coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, o resultado reflete o ambiente mais favorável que antecede as principais datas do calendário varejista.
O aumento da confiança está diretamente relacionado à expectativa de maior circulação de renda e ao impacto das campanhas promocionais, como a Black Friday e o Natal.
“Essas datas tradicionalmente fortalecem o consumo e impulsionam as vendas do comércio capixaba”, explicou Spalenza.
O levantamento mostra ainda que o subíndice de intenção de investimentos cresceu 3,7%, tendo destaque o indicador de contratação de funcionários, um dos que mais subiu no mês.
A alta foi de 4,3%, alcançando 134,1 pontos. Além disso, o desejo de investir na empresa aumentou 3,1%. Spalenza diz que empresário está mais confiante e já se preparando para o aumento da demanda no último bimestre, que é o período mais importante para o comércio.
“Essa disposição para contratar e investir reforça a expectativa de um fechamento de ano positivo”, avaliou.
Além das intenções de investimento e contratação, o nível de estoques também apresentou melhora, com avanço de 3,6%, sinalizando um movimento de preparação para atender à maior demanda do fim de ano.
“Esse ajuste é estratégico e demonstra que o empresário está atento às oportunidades que o período oferece, equilibrando otimismo com prudência”, acrescenta Spalenza.
A percepção sobre o desempenho da própria empresa também segue positiva. Mesmo diante de um cenário macroeconômico ainda desafiador.
Os juros estão altos e a inflação acumulada de 5,17% nos últimos 12 meses. O subíndice manteve-se acima de 100 pontos (100,5), o que indica a confiança dos empresários na gestão e nos resultados dos próprios negócios.
Para José Antonio Puppim, presidente do Sindilojas Cariacica e proprietário da rede de lojas Mariah, o momento é de otimismo cauteloso, mas promissor.
O presidente do Sindilojas diz que a expectativa é boa para esse último trimestre, já que a Black Friday antes era um único dia e hoje se transformou em semanas inteiras de promoções, movimentando bastante o mercado.
“Em alguns casos, ela já supera o Natal em volume de vendas”, afirma. Puppim destaca ainda que o comportamento do consumidor mudou, exigindo mais estratégia por parte dos empresários.
Destaca que com o custo de vida mais alto, o consumidor está mais seletivo e busca o melhor preço. Isso exige do comércio um controle maior do negócio.
“Por isso, é preciso se adaptar a essa realidade e manter a operação eficiente, mesmo em um cenário de consumo mais cauteloso”, frisou.
O levantamento completo, com os dados detalhados, pode ser acessado no site.
Sobre o Sistema Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 652 mil pessoas.
Com mais de 30 unidades, tendo ações itinerantes e presente em todos os municípios capixaba, seja de forma física ou on-line, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo.
A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado.
O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
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