Crescimento do Espírito Santo se destaca no cenário brasileiro. O Produto Interno Bruto (PIB) do ES cresceu +2,0% no terceiro trimestre de 2023, na comparação com o trimestre imediatamente anterior. Assim, esse foi o terceiro resultado positivo consecutivo do indicador. E bem acima do apresentado pelo Brasil, que foi de +0,1%.
Crescimento do ES
O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (07), pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) mostra ainda que a economia capixaba se expandiu em todas as bases de comparação pesquisadas. E ficou à frente da média nacional em três delas. Na comparação com o mesmo trimestre do ano de 2022, houve forte aceleração no ritmo de crescimento. O aumento registrado no Estado foi de +9,1%, enquanto a média no Brasil ficou em +2,0%.
Já no acumulado do ano, o Espírito Santo atingiu expansão de +4,4%, a maior dos últimos sete trimestres. enquanto isso, o País cresceu +3,2%. Os setores que mais contribuíram com esse desempenho foram Serviços (+7,6%), Indústria geral (+7,6%) e Comércio varejista ampliado (+10,1%). Na comparação dos últimos quatro trimestres, a média do Brasil (+3,1%) superou a do Estado (+1,9%).
“Os resultados mostram a economia capixaba tracionando de maneira mais forte que a nacional. A expectativa é de que essa trajetória continue, e que o Estado apresente desempenho acima da média nacional até o final de 2023 e nos próximos anos, por conta dos diversos fatores portadores de futuro existentes aqui que contribuem para esse impulsionamento”, destacou o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira.
Frente a esses resultados, a estimativa do PIB nominal do Espírito Santo no terceiro trimestre de 2023, em valores correntes, foi de R$ 58,6 bilhões. Em valores acumulados dos últimos quatro trimestres, o PIB nominal capixaba atingiu o maior valor da série histórica, totalizando R$ 222,9 bilhões.
Análise setorial
No terceiro trimestre de 2023 ocorreu uma alta generalizada da atividade econômica capixaba em todas as bases de comparação temporal.
O crescimento verificado no acumulado do ano se deve a um comportamento positivo nos setores de Comércio, Indústria geral e Serviços. “Destaque para a alta da Indústria extrativa capixaba que, após sofrer quedas num passado recente, acumulou o terceiro crescimento consecutivo nessa base de comparação, com destaque para a produção de minérios, petróleo e gás”, explicou o diretor de Integração do IJSN, Antonio da Rocha.
No Comércio varejista ampliado, a expansão foi de +10,1%, influenciada pela alta de +23,8% em Veículos, motocicletas, partes e peças e +3,5% no Varejo restrito. Neste último, houve expansão em seis dos dez segmentos pesquisados.
Já no setor de Serviços, a alta foi de +7,6%. O crescimento nesse segmento teve como destaques os aumentos de +11,8% em Serviços profissionais, administrativos e complementares e +9,6% em Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio.
Indústria e Agro
Na Indústria geral, o crescimento também foi de +7,6%. O resultado foi determinado pela expansão de +17,3% da Indústria extrativa, que apresentou aumento significativo de +23,9% e +11,4% na produção de pelotas de minério de ferro da Vale e da Samarco, respectivamente. Além disso, também foram registrados aumentos na produção de petróleo (+20,4%) e gás natural (+21,1%). Da mesma forma, o indicador total foi suavizado pela retração de -6,9% da Indústria de transformação.
Nesse contexto, em relação à Agricultura, há expectativa de aumento na produção em seis das principais culturas. Pimenta-do-reino (+3,4%), banana (+3,2%), tomate (+0,5%), mandioca (+3,8%), cacau (+15,9%) e coco (+8,2%). Já em outras quatro, a previsão é de queda: café conilon (-13,0%), arábica (-23,7%), mamão (-18,1%) e cana-de-açúcar (-0,5%).
Cálculo do PIB Trimestral
O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realiza o cálculo do Indicador de PIB Trimestral desde 2009. Esse indicador reflete a situação econômica no curto prazo, antecedendo o cálculo do PIB anual, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além do Espírito Santo, apenas outros cinco estados adotam essa metodologia: Amazonas, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e São Paulo. O Indicador Trimestral de PIB do Espírito Santo 3º trimestre de 2023 está disponível no site do IJSN.