A menina Francisca Vitória Andrade Barbosa, de cinco anos, moradora do bairro Monte Cristo, morreu engasgada em Cachoeiro no início da tarde desta terça-feira.
Segundo relato do Corpo de Bombeiros, era por volta da 10h55 quando uma mãe chegou de carro na sede do quartel, no Bairro Marbrasa, pedindo ajuda para a filha que estava engasgada.
A menina já estava desmaiada, com pulso e sem respiração. A informação dos bombeiros é de que foi realizada a manobra para desobstrução das vias aéreas, e em ato contínuo, ela foi colocada na viatura pelo Sargento Gilberto Giacomelli Thompson, um dos quatro que estavam no quartel na hora da ocorrência.
Em seguida a viatura do Corpo de Bombeiros se dirigiu ao Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa), onde a menina chegou com objeto impactado na glote e sem batimentos cardíacos, segundo nota emitida pela Assessoria de Imprensa do Hifa.
Apesar de informações de que o engasgamento teria acontecido na Escola Celi Santos, onde Vitória estudava no Pré-Escolar II , o fato aconteceu na residência da criança, onde ela teria engolido uma bolinha de borracha, daquelas chamadas de pula-pula ou perereca. A informação inicial era de que a criança teria engolido uma bola de gude.
A nota do Hospital Infantil informa ainda que a equipe realizou procedimento para retirada do objeto e tentou por 40 minutos reanimar Francisca Vitória, mas não obteve sucesso.
Em sua nota, o HIFA se solidarizou com os familiares da criança nesse momento de dor.
A direção da Escola Celi Santos não quis se pronunciar, mas colocou um cartaz no portão lamentando o ocorrido e externando sua solidariedade à família.
A criança estava no regime híbrido, estudando em casa essa semana.
Manobra de Heimlich
O coronel Herbert de Carvalho, comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Cachoeiro, disse que a manobra de heimlich é o melhor método de desobstrução de vias aéreas porque conduz a tosse induzida que leva a desobstrução da via.
SAIBA MAIS
O que fazer quando a criança engasga?
- O adulto deve se ajoelhar e se posicionar atrás dela;
- Abrace esta criança e apoie uma mão fechada na altura do estômago e a outra mão aberta sobre a fechada;
- Depois pressione com força moderada a barriga da criança para dentro e para cima ao mesmo tempo.
PROCURE AJUDA ESPECIALIZADA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL