sex 20/maio/2022 13:07

Crianças e adolescentes de Cachoeiro serão vacinados contra HPV nas escolas

Crianças e adolescentes de Cachoeiro serão vacinados contra HPV nas escolas
Alessandro Araujo de Paula

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão às escolas com alunos de 9 a 14 anos para administrar as doses que previnem contra infecções causadas pelo papilomavírus humano (HPV), que pode causar até câncer.

As visitas começam logo após o carnaval vão até dia 15 de abril. Antes, as equipes que trabalham em unidades de saúde vão mandar um pedido de autorização para pais e responsáveis por crianças com a idade preconizada pelo Ministério da Saúde para imunização contra o vírus.

Os que aceitarem devem enviar o termo assinado, Cartão de Vacina e Cartão do SUS. A gerente de Políticas de Saúde da Semus, Marusca Mesquita, lembra que a vacina é uma necessidade.

Ainda segundo a gerente, a vacina é totalmente segura e indicada pelo Ministério da Saúde e é um direito do adolescente, pois evita doenças que podem levar à morte, sem qualquer custo para os pais.

Ela ressaltou também que todos os meninos de 11 a menores de 15 anos e meninas de 9 a menores de 15 anos devem receber duas doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda.

“Quanto mais cedo iniciar a vacinação, melhor a eficácia na contenção da doença”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

 

Salas de vacinação

 

Os pais que preferirem poderão levar seus filhos para receberem as doses em uma das salas de vacina instaladas em unidades de saúde. É só levar o Cartão de Vacina e o Cartão do SUS.

“O número de pessoas afetadas é muito alto. O ideal é que, diante do atual cenário, os pais entendam a importância de vacinar seus filhos o mais precocemente possível, deixando de lado os possíveis entraves culturais”, afirma Marusca.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias
Geral

Seja leve!

%d blogueiros gostam disto: