A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Venda Nova do Imigrante prendeu três suspeitos de envolvimento em um latrocínio na comunidade de Caxixe, em Venda Nova do Imigrante, na região Serrana do Estado, no dia 15 de setembro de 2020.
Segundo a Polícia Civil, Rafael da Silva Sousa, de 38 anos, era agiota e foi morto com cinco tiros na cabeça, após um roubo em sua residência, na localidade de Peçanha, Domingos Martins, sendo o corpo encontrado no dia seguinte, em Caxixe.
As investigações apontaram que a irmã de Rafael, de 39 anos, que está presa e não teve o nome divulgado pela polícia, encomendou um roubo contra o próprio irmão por causa de uma dívida de R$ 17 mil que ela tinha com ele.
Um dos suspeitos de matar Rafael, Weverton Caldon, 23 anos, cumpria pena por tráfico de drogas e cometeu o crime, segundo a polícia, após receber o benefício da saidinha para deixar o presídio.
Weverton; o irmão dele, de 19 anos (que era genro da mandante); e mais um amigo, de 21 anos; foram contratados pela mulher para roubar a casa de Rafael e recuperar as notas promissórias da dívida dela.
Entretanto, de acordo com o delegado Alberto Roque Peres, Rafael flagrou os suspeitos em ação e os reconheceu. Diante disso, eles acabaram cometendo o latrocínio.
Um dia após o crime, Weverton voltou para o presídio dentro do prazo estabelecido pela Justiça. Em outubro, quando já era investigado pelo crime, Weverton voltou a ser beneficiado pela saidinha, porém desta vez não retornou para o sistema prisional.
Bandidos reconhecidos
Segundo o delegado, Rafael foi amarrado pelos criminosos e levado para Caxixe, onde foi executado com cinco tiros na cabeça.
“As investigações conseguiram trazer provas substanciais sobre esses fatos, tanto que foram decretadas as prisões dos suspeitos. No dia 25 de novembro, um dos parceiros deles foi preso em Cachoeiro com objetos roubados e drogas. O Weverton fugiu neste dia. Após isso, as investigações continuaram e no sábado (2) foi preso o sobrinho da vítima com uma pistola e drogas, além de um veículo roubado, em Piúma, após a nossa delegacia fazer um trabalho intenso e encaminhar a possível localização deles para a Polícia Militar. O Weverton também estava em Piúma, trocou tiros com a PM e fugiu deste local. Na segunda-feira (4), a irmã da vítima foi presa, com apoio da Delegacia de Vargem Alta, em sua casa, em Castelinho”, explicou o delegado.
A pena do crime de latrocínio é a mesma de homicídio, podendo chegar a 30 anos de prisão.