Cuidados básicos, como lavar as mãos, podem ajudar a evitar sintomas gripais

Cuidados básicos, como lavar as mãos, podem ajudar a evitar sintomas gripais
Redação Dia a Dia

O inverno começou nesta terça-feira (21) e este é um período em que os sintomas gripais são mais comuns, afetando adultos e crianças. Mas alguns cuidados podem ajudar a atravessar a estação mais fria do ano com mais qualidade de vida.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro destaca que é importante lavar bem as mãos várias vezes ao dia com água e sabão.

Orienta ainda que se a pessoa estiver resfriada, deve fazer uso de lenços descartáveis, além de evitar aglomerações, manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres e toalhas. Ao tossir ou espirrar, é importante cobrir o nariz e a boca e, logo após, higienizar as mãos.

 

Uso de máscaras

Em atenção às orientações da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo, o uso de máscara segue obrigatório em todas as unidades assistenciais de saúde. Além disso, a utilização do item é recomendada nas escolas e demais ambientes fechados.

Em caso de manifestação de sinais de síndromes gripais, a Semus orienta que os pacientes com sintomas leves, como coriza, garganta irritada ou febre baixa, procurem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas de suas residências, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Para casos mais graves, como febre alta e dificuldade para respirar, a orientação é se dirigir aos prontos atendimentos, como a UPA 24h (Marbrasa) e o PPG, que são as referências nesses casos.

Em sua página, no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus), a Semus disponibiliza os endereços e telefones de todas as unidades de saúde do município.