A relevância dos tributos para a educação pública é o tema de um trabalho desenvolvido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Cachoeiro de Itapemirim. O projeto intitulado: “A educação matemática e os desafios para o financiamento da educação básica pública no contexto tributário brasileiro”, pretende mostrar as potencialidades e os limites tratados sobre o tema na Constituição de 1988 e nas reformas constitucionais que se seguiram.
Poderão participar das aulas alunos regularmente matriculados na disciplina Extensão 1 do Curso de Licenciatura em Matemática – Campus Cachoeiro de Itapemirim, professores e gestores da educação pública básica de Cachoeiro de Itapemirim e região. O projeto terá início na primeira semana de novembro, na modalidade Ensino a Distância (EaD), mas poderão ser organizados encontros presenciais em 2021, dependendo dos rumos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
“Espera-se que o conteúdo do curso contribua para a formação de professores que, conscientes da relevância da educação fiscal, contribuam para a disseminação desses conteúdos e ainda contribuam para o controle social dos recursos destinados à educação básica”, disse a professora do Ifes de Cachoeiro de Itapemirim, Elda Alvarenga.
A Secretaria de Estado da Fazenda dará o apoio técnico e pedagógico, suporte operacional e material didático. “Esse projeto surgiu do nosso curso de Disseminadores de Educação Fiscal, que tem como um dos objetivos incentivar os alunos a desenvolverem projetos de Educação Fiscal. Na primeira turma foram apresentados 10 projetos e o da professora Elda é um deles”, destacou o auditor fiscal e supervisor de Educação Tributária da Sefaz, Thiago Duarte Venâncio.