A Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim deu um salto no quesito transparência saindo da 67ª posição em 2017 para o segundo lugar geral no ranking estadual de transparência divulgado esta semana pelo Tribunal do Contas do Espírito Santo (TC-ES).
A apuração aconteceu de novembro de 2020 a março de 2021, e o foco é a transparência ativa, ou seja, aquela pela qual o cidadão tem acesso às informações dos órgãos públicos pela internet, sem a necessidade de solicitação ou justificativa prévia.
“Quando assumimos a presidência da Câmara, assumimos também a responsabilidade de conduzir nosso legislativo com transparência e honestidade, e é uma alegria muito grande ter o reconhecimento de nosso trabalho logo no início da gestão”, comemorou o presidente da Câmara, Brás Zagotto (PV).
Bras destaca que a posição negativa de 2017 ocorreu em função de dois ataques de hackers que paralisaram o sistema por dois meses.
Ele também reforçou o mérito do ex-presidente Alexon Cipriano no bom posicionamento no hanking.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
A transparência na gestão pública é um importante mecanismo de controle social, que possibilita ao cidadão verificar como os recursos públicos estão sendo utilizados.
Vargem Alta também ficou bem colocada. Saiu da nova posição para o terceiro lugar.
A Câmara de Guarapari passou do segundo lugar em 2017 e chegou ao topo.