dom 13/abril/2025 03:05
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Dados do Cadastro Geral de Desempregados aponta recorde de demissões em 2022

redacao
Redação Dia a Dia

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), entre os meses de junho de 2021 e maio de 2022 indicam que mais de 6,17 milhões pedidos de demissão de trabalhadores com carteira assinada foram registrados em 2022.

Estes números estão acima do recorde anterior, de 5,83 milhões em março de 2014. O dado levanta o alerta de empresários em todo o país.

O consultor empresarial Glaucio Siqueira aponta que a solução é investir na retenção de talentos dentro da empresa. Ele diz que demitir é muito caro no Brasil, já que mesmo em pedido de demissão por parte do funcionário, a empresa deve arcar com verbas rescisórias proporcionais.

“Tudo isso sem falar no investimento de tempo e dinheiro necessários para a contratação de um novo profissional, por isso, reduzir a taxa de turnover (rotatividade de funcionários) é tão urgente dentro da gestão de uma empresa”, comenta Glaucio.

Uma das estratégias que o consultor aponta é o investimento no chamado “salário emocional”, com vantagens que vão além do salário.

“Estamos falando de fatores intangíveis como flexibilidade, autonomia e reconhecimento, que ajudam no engajamento e, por consequência, contribuem para reduzir o turnover”, frisa o consultor.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Ele lembra que foi-se o tempo que as pessoas só trabalhavam pelo pagamento ao final do mês, já que hoje os profissionais buscam satisfação pessoal também.

A pesquisa “Estado do local de trabalho: relatório de 2022”, divulgada pela Gallup, revelou que, na América Latina, apenas 23% dos funcionários se sentiam engajados.

Gláucio pontua que a falta de engajamento é um dos fatores relacionados ao pedido de demissão. O primeiro passo para buscar a solução, reforça ele, é entender o porquê da situação: salário, ambiente, sentimento de desvalorização.

“Pequenas mudanças já fazem a diferença, seja por meio de pequenas bonificações, confraternizações de equipe e atitudes de reconhecimento. Essas são apenas sugestões, mas o importante é ouvir e alinhar a expectativa do que os profissionais desejam com o que é possível dentro da realidade da empresa”, orienta Glaucio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
voo livre-casteloa-11-04-2025

Voo livre: Castelo recebe três eventos em uma semana na rampa de Ubá

Conheça as melhores espécies de jasmim para o seu jardim

Conheça as melhores espécies de jasmim para o seu jardim

Municípios vão receber médicos para saúde da família

Municípios receberão 73 médicos para formação em Saúde da Família

Procon lança novo canal para denúncias do consumidor

Procon-ES lança novo canal virtual para registro de denúncias

prouni-enem

Período para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 começa nesta segunda-feira (14)

raio

Previsão indica tempestade, ventos e granizo para o sul do ES

Casa cultural governador-10-04-25

Parque Cultural Casa do Governador vai receber mais de 750 atividades em 2025

dengue-kennesya-10-04-25

Kennedy realiza ações na Semana Nacional de Combate à Dengue

Leia mais