O lançamento da pedra fundamental do novo parque fabril da Sampaio Distribuidora de Aço, em Mimoso do Sul, marca um momento histórico para o Espírito Santo, ao dar utilidade a uma área abandonada desde 2010.
No passado, o local seria destinado a um posto fiscal, que acabou não indo adiante. Mas agora será transformado em um polo industrial que promete movimentar a economia local.
A Sampaio vai investir R$ 120 milhões na unidade em Mimoso do Sul.
O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande e do vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, reforçando a importância desse empreendimento para o desenvolvimento da região.
O CEO da ArcelorMittal, Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, também participou da solenidade.
O diretor da Sampaio Distribuidora, Eduardo Sampaio, ressaltou que a unidade do Espírito Santo vai nascer maior do que a de Santa Catarina, que movimenta 20 mil toneladas de bobinas de aço ao mês.
Eduardo destacou que no primeiro ano de funcionamento serão gerados 150 empregos diretos e 500 empregos diretos, chegando a 900 empregos no ano seguinte, sendo até 300 diretos e 600 indiretos.
O empresário ressaltou o compromisso da empresa em contratar mão de obra local. “Foi um compromisso assumido com o prefeito (Peter Costa) de contratar profissionais da própria região, como Cachoeiro e Mimoso”.
O governador do estado, Renato Casagrande, destacou o impacto positivo que o projeto trará para a região: “Estamos recebendo uma empresa que vai transformar uma área abandonada e gerar empregos e renda para a população capixaba”, disse.
O governador reforçou os esforços do governo em criar um ambiente seguro e favorável para investimentos, mencionando o cerco eletrônico que fortalece a segurança pública no estado.
Ricardo Ferraço, que esteve à frente na interlocução entre o Estado e o empreendedor, explicou a importância estratégica da localização do novo parque industrial, entre a ArcelorMittal e o mercado consumidor do Sudeste.
“Essa fábrica vai agilizar o processo de produção e distribuição de bobinas de aço, economizando tempo e custos”, destacou.
As bobinas serão adquiridas da ArcelorMittal, siderúrgica situada na Grande Vitória, beneficiadas na unidade de Mimoso do Sul e distribuídas para todo país.