qui 10/julho/2025 17:37
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

De cada seis pacientes notificados, um tem resultado positivo para Covid-19 no ES

No entanto, cuidados como manter a etiqueta respiratória, uso de máscaras e higienização de mãos e objetos são e continuarão sendo essenciais

De cada seis pacientes notificados com o novo Coronavírus no Espírito Santo, um tem resultado positivo. Essa é a média do cenário atual da taxa de positividade de casos notificados no Estado.

A taxa de positividade de casos notificados é a porcentagem do número de todos os casos notificados pela Covid-19, seja por confirmação clínica ou laboratorial, e o quanto dessas notificações tiveram o resultado positivo. A positividade vem apresentando redução sustentada nos últimos três meses.

Segundo gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Amaral Cardoso, a redução da taxa de positividade no território capixaba também significa “que o vírus tem circulado menos, mas que não deixa de existir”. “Ampliamos a testagem para todos aqueles que estejam com síndrome gripal e observamos essa redução da positividade. São mais testes sendo realizados, além da busca ativa dos casos, com a testagem dos contatos intradomiciliares. Entretanto, o vírus não deixou de circular e é necessário que mantenhamos todos os cuidados”, alertou o profissional.

Cuidados permanecem

Segundo o médico infectologista e referência técnica do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Raphael Lubiana Zanotti, os cuidados devem permanecer, mesmo no cenário atual.

“A pandemia vai acabar, mas o mais provável é que continue a existir um pequeno número de casos de Covid-19, mesmo com o surgimento de uma provável vacina. Vamos ter de conviver com o vírus. Novos hábitos vieram para ficar”, destacou o médico.

Cuidados como manter a etiqueta respiratória, uso de máscaras e higienização de mãos e objetos são e continuarão sendo essenciais. “Lavar as mãos com frequência será um hábito importante para evitar a transmissão da Covid-19, e também de uma série de doenças infecciosas. Assim como o uso regular do álcool em gel. Ao espirrar ou tossir, cobrir o nariz ou a boca para que as partículas não se espalhem pelo ar é um hábito extremamente importante que deve ser regra agora”, explicou Raphael Zanotti.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
lula-02-09-2023

Presidente Lula vai a Linhares nesta sexta (11) para início de pagamento a pescadores

motorista-volante-detran

Curso gratuito ajuda capixabas a superar o medo de dirigir

sus

SUS passa a oferecer dois novos tratamentos contra a endometriose

Exportação

Setor de rochas do Brasil se preocupa com nova tarifa dos EUA

ilha-de-trindade

Ilha de Trindade mostra que a natureza pode se recuperar com cuidados certos

apreensao-drogas-guacui-09-07-2025-

Polícia Militar encontra drogas e balança durante patrulhamento em Guaçuí

detran licenciamento

Detran passa a aceitar assinatura digital na transferência de veículos

estudantes-cachoeiro-empreendedores

Empreendedorismo é incentivado na Escola Agostinho Simonato

Leia mais
plugins premium WordPress