Nesta terça-feira (21), na sessão da Câmara Municipal, os vereadores de Cachoeiro de Itapemirim usaram seus espaços na tribuna para tratar de diferentes assuntos.
Entre eles, destacaram as obras do Ginásio de Esportes do bairro Nova Brasília realizada pela prefeitura, mas também cobraram serviços do poder público em suas comunidades. O dia também foi de homenagens em função do Dia Internacional da Síndrome de Down.
Leia abaixo as falas de cada um, segundo apuração da equipe de Comunicação da Câmara.
Agradece a todos que usam o laço branco e as meias invertidas para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down. Diz que prefeitura anunciou para abril a realização de operação tapa-buraco no Alto Monte Cristo e Jardim Itapemirim. Diz que prefeitura depositou paviés em muro de residência em Bebedouro, em Córrego dos Monos, e o material precisa ser retirado para evitar acidentes. Diz que fez pedido formal à prefeitura para averiguar denúncia sobre servidores que apresentaram diplomas falsos para nomeação na prefeitura, e recebeu resposta pedindo que ele indicasse os nomes dos possíveis servidores. “Ora, meu pedido é justamente que a prefeitura investigue a questão”, afirmou, dizendo que enviará novamente o pedido à prefeitura.
Afirma que está completando um ano que a Câmara aprovou projeto para criar o Dia Municipal do Cuidador de Idosos e presta homenagem à categoria. Diz que a Pracinha do Roberto Carlos está em péssimo estado, com sujeira, pichações e equipamentos quebrados, o que envergonha a cidade diante dos turistas. Elogia a atuação do vereador Mestre Gelinho, por toda luta pela obra de drenagem do bairro Nova Brasília.
Lamenta o falecimento das irmãs e de amigos. Agradece ao prefeito Victor Coelho pela visita e obra no bairro Monte Belo, e diz que continuará denunciando as mazelas da administração municipal, quando for necessário. Afirma que a Ilha dos Meireles está abandonada e tomada por carrapatos, que infestam a casa de moradores, e podem causar a febre maculosa. Segundo ele, a comunidade está preocupada e pede à Secretaria de Saúde que faça o controle das capivaras, que alojam os carrapatos, seja permitindo a caça ou fazendo a castração dos animais. Lembra ao secretário Paulinho Miranda sobre a promessa de fazer uma ponte para o bairro Álvaro Tavares. Segundo ele, enquanto isso não ocorre é preciso proibir ônibus de passarem no local, pois há forte risco de acidente. Pede operação tapa-buraco no bairro Monte Belo. Diz que moradores próximos à oficina Vagalume precisa de caixas coletoras de lixo, pois não estaria havendo coleta regular no local. Diz que é necessário pedir esclarecimentos à Agersa sobre a existência de plano para a limpeza de córregos. Afirma que, na Semana Nacional da Água, é preciso lembrar que a comunidade de Santa Fé de Baixo ainda não tem água encanada, problema que precisa de solução imediata. Diz que há materiais como revsol depositados há muito tempo em estradas, sem uso, e é preciso que o secretário esclarece a situação. Diz que o prefeito prometeu academia popular no loteamento Maria Angélica, e o terreno já está disponível, aguardado a instalação. Diz que o atendimento no INSS está péssimo, com muitas pessoas na fila, e avisa que vai fazer um vídeo no local. Diz que há muitos moradores de rua em Cachoeiro e pede que a Guarda Municipal atue nos locais onde há depredação do patrimônio público e atos que atentam contra o pudor.
Apresenta vídeo de moradora do bairro Aeroporto, que mostra a casa dela cheia de mosquitos, devido à falta de limpeza do córrego, e afirma não ver esforço da prefeitura para resolver o problema. Segundo ele, essa realidade se estende por todo o município. Diz entender que o carro fumacê não pode ser usado de maneira indiscriminada, mas afirma que atitudes precisam ser tomadas, pois os casos de dengue estão aumentando e lotando as unidades de saúde. Convida público e vereadores para o encontro do PL, que será realizado na próxima quinta-feira, dia 30, às 19h30, no plenário da Câmara, para discutir os rumos do partido.
Discorre sobre a importância desta terça-feira (21), quando se comemora o Dia de Combate à Discriminação Racial , Dia Internacional da Síndrome de Down é especial e também um dia de luta contra a intolerância religiosa. Lembra lei municipal que cria o Dia do Evangélico, a ser comemorado em 24 de março, e afirma que, segundo o texto legal, a Câmara deveria realizar sessão solene para comemorar a data. Diz que em sua gestão na Secretaria de Obras conseguiu dinamizar processos que estavam paralisados, fazer novos projetos e corrigir erros que impediam a realização de algumas obras, menciona vários exemplos e diz que deixou a pasta com a certeza de ter realizado um bom trabalho.
Afirma ter feito indicações à prefeitura solicitando serviços nas imediações do Batalhão Militar no bairro São Luis Gonzaga e Álvaro Tavares. Defende a necessidade de construção de um centro comunitário no bairro Zumbi, que sirva inclusive para realização de velórios. Segundo ele, já existe terreno disponível no bairro, cuja documentação ele conseguiu localizar no setor de patrimônio da prefeitura, e emenda no valor de R$ 270 mil para a construção do centro comunitário.
Agradece pelas máquinas que estão patrolando toda a região de Itaoca. Diz que a prefeitura dará início em breve a obra na rua José Fernandes, no Córrego do Óleo, desejo antigo da comunidade. Afirma que o programa Mais Médicos está voltando, o que será bom para o município.
Diz que começou a movimentação de funcionários que irão fazer a reforma do Ginásio de Esporte, na comunidade de Nova Brasília, na qual trabalha há 17 anos. Segundo ele, as poucas intervenções já realizadas proporcionaram a volta das famílias ao Ginásio, que, fechado, estava se tornando ponto de uso de drogas. Diz que reivindicou a instalação no local de uma academia de ginástica para idosos. Elogia ainda a grande obra de drenagem no bairro, e agradece aos governos municipal e estadual. Diz que a galeria perto da escola, no bairro Santa Cecília, está em péssimo estado e pode cair a qualquer momento. Segundo ele, as paredes da escola e das casas próximas já estão rachadas, e a vida do moradores e alunos está em risco, por isso é preciso tomar providências imediatas. Diz que a comunidade do Alto Independência está sendo atendida com operação tapa-buracos, mas o local precisa também de outras obras, como um quebra-molas e pavimentação de rua próxima ao cemitério, patrolagem de rua próxima ao CRAS. Menciona também obras necessários no bairro Alto Corte Grande, como a operação tapa-buracos.
Afirma que em breve começam as obras na rua Amélio Ronqueti, na Vila Rica, pelas quais lutou junto com o vereador Brás Zagotto e outros vereadores. Diz que os boletos do IPTU de 2023 já estão disponíveis, e trazem os descontos aprovados pela Câmara Municipal. “Essa é mais uma vitória dessa casa”, diz. Afirma que fez pedido de informação sobre possível ampliação do aeroporto de Cachoeiro, para saber se serão feitas desapropriações, se haverá tratamento para impactos sonoros e no trânsito, e que tipos de ações serão realizadas para evitar transtornos para os moradores. Afirma que a reativação do programa Mais Médicos será excelente para os municípios, e Cachoeiro precisa estar atento para tudo que o governo federal passar a proporcionar em âmbito municipal. Sobre a escola Eliseu Lofego, no bairro Aeroporto, afirma que ela foi doada ao município pelo governo, mas ainda faltam alguns documentos, e, por isso, não é possível realizar as obras que a unidade necessita. Diz que Cachoeiro tem problemas históricos e não é possível fazer todas as obras de uma só vez, por falta de tempo hábil e dinheiro.
Lembra as comemorações desta terça-feira, destacando que a data é Dia de Combate à Discriminação Racial, Dia Internacional da Síndrome de Down, Dia das Florestas e Dia da Tradição Africana. Afirma que no dia 30 de março irá realizar audiência pública sobre o preço abusivo dos combustíveis em Cachoeiro, e já está convidando representantes de vários setores interessados no assunto.
Diz que há muita obra sendo prometida desde o ano passado, e a falta dessas obras já estava causando grande transtorno em Soturno. Agradece pela parceria entre prefeitura e governo, que farão um grande investimento em ruas do município. “Tenho certeza que até o final do ano virá muita coisa boa para a nossa comunidade”, diz.
Lamenta que as obras solicitadas para Soturno ainda não tenham iniciado. Diz que derrubaram o Posto Fiscal para construção de ponto de ônibus no Alto Novo Parque, mas ainda não começaram a obra.
Elogia ação realizada no sábado, no bairro Gilson Caroni, pela Fundação Santa Terezinha e agradece nominalmente a todos os envolvidos na organização.
Elogia a retomada da obra do Ginásio do Esporte, em Nova Brasília. Afirma que esteve nesta segunda-feira em Vitória participando de reuniões e só tem a agradecer ao prefeito e ao governo pelo enorme investimento que está sendo feito no município nos últimos anos, superando os R$ 500 milhões. “Cachoeiro tornou-se um canteiro de obras”, diz. Agradece pela obra no bairro Maria Ortiz, feita com emenda de Magno Malta e contrapartida da prefeitura municipal – que é superior ao valor da emenda. Menciona ainda várias outras obras no bairro Vila Rica.
Agradece à prefeitura pelo serviço de grande relevância que está sendo feito na estrada da Usina São Miguel, com patrolamento e outras ações. Convida a comunidade de Itaoca a participar de reunião com representantes do Sicredi, que estuda a possibilidade de abrir agência no distrito. Parabeniza o governo do estado por investir grande montante de recursos em Cachoeiro, mas diz que é necessário fazer uma gestão de saúde melhor, em parceria com a administração municipal. Segundo ele, é preciso fazer voltar a funcionar o CRE em Cachoeiro e fortalecer os postos de saúde. Diz que a comunidade de São Vicente precisa de ambulância e outros veículos para a saúde, pois o distrito é muito distante dos hospitais e boa parte da população não possui automóvel. Diz que a comunidade continua esperando a pavimentação de trecho de 600 metros nas imediações de Independência e Pedra da Penha. Diz que após conseguirem levar água e rede de esgoto na região, agora está perto de realizar o sonho da pavimentação da Nemer até Alto Moledo. “Isso é luta, é busca, é bater na porta, cobrar e mostrar a importância daquela comunidade”, diz. Comenta que acabou de receber relatório de gestão do governo do estado, com todos os repasses para o município, e diz que é importante que os vereadores leiam o documento com atenção.
Agradece ao senador Fabiano Contarato que fez emenda de R$, 2,5 milhões para o município. Elogia realização de obra de contenção na Avenida Jerônimo Monteiro, no bairro Amarelo, afirmando que comerciantes e moradores ficaram muito satisfeitos com o resultado. Afirmou que vai correr atrás de emenda para construção de centro comunitário junto ao local onde será construída a UBS do Paraíso, e esclarece que a atual “capela” existente no ginásio do bairro é uma sala insalubre e sem registro oficial.
Diz que a quadra poliesportiva do Zumbi se transformou em um “tremendo lixão”, o que o deixou muito triste, porque ela passou por reforma recente. “A comunidade precisa cuidar de um bem que é público”, afirma. Diz que visitou a obra do novo CRAS e pediu a construção de uma academia e pracinha em terreno vizinho à unidade. Diz que visitou também a construção da nova unidade de saúde, e lamenta que há poucos funcionários trabalhando no local. Diz que o pedido de cobertura da quadra do Alto Eucalipto já está protocolado no governo do estado. Registra a passagem do Dia de Combate à Discriminação Racial, e diz que há muitos funcionários pretos na casa, além de três vereadores pretos. Convida o vereador Chupeta para dividir com ela a tribuna, e diz que é um orgulho ter dois vereadores pretos representando um bairro como o Zumbi, que tem a população majoritariamente preta.
Comunica que o carnê de IPTU já está disponível no site da prefeitura. Ao mesmo tempo, diz, todos os bairros da cidade possuem ruas esburacadas, unidades de saúde sem médicos e com falta de medicamentos, além de vários outros problemas de infraestrutura. Diz que a secretaria de saúde possui apenas dois carros para combate ao mosquito da dengue.