dom 22/dezembro/2024 23:17
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto ilustrativa: Pixabay

Decisão federal autoriza uso da força para quarentena

redacao
Redação Dia a Dia

Uma portaria editada pelos ministros da Justiça, Sergio Moro, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, autoriza o uso de força policial para forçar suspeitos de contaminação pelo coronavírus (Covid-19) a ficar em isolamento ou quarentena. O documento também estabelece crimes em caso de descumprimento das medidas.

De acordo com a portaria, o auxílio de força policial para pessoas que se recusarem a fazer isolamento ou quarentena poderá ser requisitado por profissionais de saúde. A polícia poderá ainda enviar um agente à casa ou unidade hospitalar para garantir o cumprimento das medidas. Em caso de ocorrência de crimes graves, a pessoa pode ser recolhida a uma cela isolada em um estabelecimento prisional.

Leia mais: Saiba o que prevê o decreto estadual de emergência

Quem descumprir determinação de isolamento ou quarentena pode responder civil, penal ou administrativamente. Se este descumprimento gerar ônus aos cofres públicos no uso do Sistema Único de Saúde (SUS), os valores gastos poderão ser cobrados da pessoa.

A situação também pode ser enquadrada como crimes de infração de medida sanitária preventiva, com pena de detenção de um mês a um ano; e desobediência à ordem de funcionário público, com pena de 15 dias a seis meses.

Saiba mais

Isolamento

Para o isolamento, as medidas de precaução visam conter e separar pessoas que forem classificadas como caso suspeito, confirmado, provável (contato íntimo com caso confirmado), portador sem sintoma e contactante de casos confirmados. Nesses casos, o isolamento deverá ser em ambiente domiciliar podendo ser feito em hospitais públicos ou privados, conforme recomendação médica, por um prazo de 14 dias, podendo ser estendido por até igual período dependendo do resultado do exame laboratorial.

Quarentena

A medida de quarentena tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo e determinado. O procedimento será determinado mediante ato administrativo formal estabelecido pelas secretarias de Saúde dos estados, municípios, do Distrito Federal ou do ministro da Saúde e publicado em diário oficial e amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A medida de quarentena será adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casal-que-plantou-arvores-21-12-2024

Continuam os cortes de árvores em Cachoeiro: desta vez, em frente ao futuro Hospital do Câncer

projeto-amigos-solidarios-21-12-2024

Grupo do Zumbi reúne doações para ajudar famílias vulneráveis no Natal

inauguracao-lagoa-do-meio-21-12-2024

Governador e Tininho inauguram Lagoa do Meio, o mais novo ponto turístico de Marataízes

default

Último fim de semana do Circo Portugal em Marataízes com ingressos a R$ 20

apreensao-mimoso-20-12-2024

Cinco crianças são resgatadas de casa usada como ponto de tráfico de drogas em Mimoso

gabriel-rita-francisco-20-12-2024

Gabriel Bravo, o “menino de ouro”, brilha em astronomia e xadrez

Ferraco-junior-correa-diplomacao-19-12-2024C

“Não vamos olhar para trás”: Ferraço é diplomado para quinto mandato em Cachoeiro

presidio

Mais de 2,5 mil detentos do ES ganham direito à saída temporária de Natal

Leia mais
plugins premium WordPress