Entrada da cidade de Rio Novo do Sul. Foto: PMRNS

Decreto fecha comércio de Rio Novo do Sul a partir deste sábado

Decreto fecha comércio de Rio Novo do Sul a partir deste sábado
Decreto fecha comércio de Rio Novo do Sul a partir deste sábado
Redação Dia a Dia

O prefeito de Rio Novo do Sul, Thiago Fiorio Longui, publicou nesta sexta-feira (19) o decreto em que determina o fechamento do comércio e atividades consideradas não essenciais, como forma de conter o avanço do novo coronavírus no município. Quem for flagrado descumprindo as medidas poderá ser punido.

As novas regras começam a valer neste sábado (20) e terão duração de 15 dias. Eventos e atividades com presença de público também não poderão acontecer para evitar a aglomeração de pessoas.

Estarão proibidos de funcionar durante o decreto: academias, estúdios de qualquer atividade física, centros comerciais, galerias, estabelecimentos comerciais em geral, bares, barbearias, salões de estética e cabeleireiros, casas lotéricas, feiras públicas ou privadas de qualquer natureza, serviços ou comércio de ambulantes, de qualquer natureza, o atendimento presencial em concessionária prestadora de serviço público, atendimento ao público presencial em agências bancárias, públicas ou privadas.

Serviços essenciais

Farmácias, estabelecimentos de saúde como clínicas e laboratórios, supermercados, mercados de alimentos, açougues, padarias, lojas de cuidados de animais, postos de combustíveis, e oficinas e borracharias localizadas às margens da rodovia BR 101 estarão autorizadas a funcionar.

Já os restaurantes e lanchonetes de todos os gêneros somente poderão trabalhar em regime de delivery (com entrega) ou retirada do produto no local. O mesmo vale para distribuidores de gás de cozinha, distribuidores de água mineral, lojas de insumos agrícolas e materiais de construção.

Penalidades

Pessoas e estabelecimentos que forem flagrados pelas autoridades sanitárias municipais desrespeitando as normas vigentes serão comunicados oficialmente, com recebimento e entrega formal da comunicação, cujas cópias serão encaminhadas à Polícia Civil e ao Ministério Público.

Os agentes municipais também poderão produzir provas lícitas acerca dos ocorridos, inclusive utilizando-se de informações de redes sociais.

Segundo dados do painel Covid-19 do governo do Estado, Rio Novo do Sul tem 81 casos confirmados de coronavírus, com 3 óbitos e 37 pessoas curadas.

O decreto recomenda ainda que pessoas acima de 60 anos ou com comorbidades, que pertençam ao grupo de risco da Covid-19, para que permaneçam em casa, em isolamento, como forma de prevenção.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias